Para alugar um imóvel é necessário dar segurança ao locador, e pela Lei do Inquilinato, é o proprietário do imóvel quem escolhe a modalidade da garantia locatícia.

Vale ressaltar que um contrato de aluguel só pode ser firmado se for utilizado apenas uma forma de garantia locatícia. 
Como imobiliária, buscamos sempre apresentar várias alternativas/soluções para que o locatário possa avaliar e escolher qual é a modalidade que mais se encaixa ao seu perfil e momento de vida.

Agora, vamos explicar o caução em dinheiro.

O caução em dinheiro é uma das modalidades de garantia locatícia praticadas no mercado imobiliário, que podem ser exigidas pelo Locador (ou pela Imobiliária) ao iniciar um contrato de locação.

Ela tem a finalidade de prevenção, o locador fica com um dinheiro reservado para cobrir possíveis casos de inadimplência de aluguéis e encargos, e eventuais reparos necessários caso haja algum dano ao imóvel durante o período da locação.

O valor solicitado não poderá exceder o valor de 3 (três) meses de aluguel, e deverá ser depositado em uma conta poupança no início do contrato.
Este valor deverá ser devolvido ao locatário, no encerramento do contrato, acrescido das respectivas correções monetárias durante o período, em caso de não haver inadimplência e nenhum dano causado pelo locatário no imóvel.

A Casa Grande, imobiliária especialista na região do Barreiro, não oferece esse tipo de garantia locatícia por entender que receber apenas 3 meses de aluguel não seja suficiente para dar a segurança devida ao Locador, pois em caso de inadimplência, acumulam-se alugueis, encargos e o valor de possíveis reparos a serem feitos no imóvel.
Outro agravante é a morosidade de mover uma ação de despejo, portanto se o prazo da ação ultrapassar os 3 meses (o que acontece com grande frequência), possivelmente o locador terá grande dificuldade de receber os valores devidos pelo locatário.

Quer saber mais sobre as garantias locatícias? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: