Alugar um imóvel implica também em escolher a modalidade de garantia locatícia que mais se adequa a você. Para ajudar nesta escolha, confira abaixo como funciona cada uma das principais modalidades.

  1. FIADOR

O fiador é aquela pessoa que, solidariamente, fica responsável pelas dívidas do locatário no caso de inadimplência. Isso não significa que o inquilino ficará livre dos pagamentos, mas sim que, uma vez atrasados os aluguéis ou qualquer encargo previsto no contrato, o proprietário do imóvel terá uma segunda pessoa para recorrer e receber os pagamentos.

Para utilizar esta modalidade de garantia, é necessário apresentar dois fiadores com renda superior a três vezes o valor do aluguel. Fazendo as contas, se você quer alugar um imóvel com valor do aluguel de R$2.000,00 cada um dos dois fiadores precisa ter renda de, no mínimo, R$6.000,00. Além disso, um dos fiadores deve possuir imóvel devidamente registrado em Belo Horizonte ou região metropolitana.

Vale lembrar que o imóvel não pode estar financiado e precisa estar livre de qualquer ônus. Por causa dos critérios é comum ter dificuldade para conseguir fiadores. Muitas pessoas também preferem outras opções para não ter que incomodar e pedir um favor tão grande aos seus parentes e amigos. Neste caso a imobiliária disponibiliza outras modalidades de garantia.

  1. SEGURO FIANÇA

O seguro fiança substitui a figura do fiador. É um produto contratado através de uma seguradora, que funciona de forma parecida com o seguro de um automóvel. Em caso de inadimplência, o proprietário recebe os pagamentos através da seguradora. Lembrando que, mesmo pago pela seguradora, o inquilino continua devendo os valores.

O seguro fiança tem o valor de 15% sobre o valor do aluguel, cobrados mensalmente.

Se você pretende alugar um imóvel de R$1.000,00, o seguro fiança terá valor de R$ R$150,00 mensais.

Confira abaixo a renda mínima necessária para contratação do seguro fiança:

Imóveis Residenciais: será necessário comprovar uma renda mínima de quatro vezes o valor total do aluguel mais encargos (IPTU, condomínio, luz e água), podendo haver composição de renda com outras pessoas. Imóveis Comerciais: será necessário comprovar uma renda mínima de seis vezes o valor total do aluguel mais encargos (IPTU, condomínio, luz e água), podendo haver composição de renda somente entre os sócios.

Quero contratar o seguro fiança. E agora?

Os passos para contratação do seguro fiança são:

a)    Análise Cadastral

b)    Cálculo do Seguro

c)    Assinatura do contrato de locação com as cláusulas da seguradora como garantia à locação pretendida

d)    Emissão da apólice do seguro

  1. TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

Esta modalidade funciona como uma caução e também substitui os tradicionais fiadores. Da mesma forma que o seguro fiança, o título é um produto que deve ser contratado com a corretora de seguros indicada pela Casa Grande.

O título tem valor de quinze vezes o valor do aluguel. A boa notícia é que, ao final do contrato de locação, o valor caucionado é devolvido integralmente, corrigido pela TR (Taxa Referencial).

Vale lembrar que este valor deve ser resgatado dentro do prazo estabelecido no contrato. Sendo necessário resgatar antes do prazo, o valor não será integral e pode ser consultado na tabela de resgate.

  1. CREDPAGO

Direcionado para locação de imóveis residenciais sem necessidade de comprovação de renda, sem burocracia, sem necessidade de fiador. O inquilino aluga utilizando o cartão de crédito e tem o cadastro analisado em até 15 minutos. A contratação da fiança CredPago para imóveis residenciais dura o mesmo período do contrato de locação firmado com a imobiliária.

O CredPago Smart possui a taxa de serviço de 10%, o que resulta no aumento do limite da fiança para até 16X o valor informado. Nesta modalidade a taxa de serviço poderá ser paga pelo inquilino com o cartão de crédito o que permite mais facilidade para negociação.

Como funciona?

  • Vá até a imobiliária Casa Grande Netimóveis e apresente:
  • Dados pessoais
  • Cartão de Crédito (com limite à vista superior a 4 vezes o valor informado)
  • Cópia da última fatura paga do cartão

Entre em contato por telefone (31) 3384-2121

ou pelo e-mail atendimento@admcasagrande.com.br

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