O Copom reduziu a taxa básica da economia para 3% no dia 6 de maio. A decisão é uma forma de tentar manter as metas de inflação de 2020 e 2021 e estimular a economia em um momento de grandes incertezas causadas pela Covid-19.
Os cortes na Selic fazem com que os rendimentos de investimentos em renda fixa, como a poupança, títulos do Tesouro Direto, CDBs e fundos, fiquem menores, pois ela impacta diretamente o CDI – índice usado para indicar o rendimento.
Além disso, por ser a taxa básica de juros da economia, a queda da Selic deve fazer com que os juros de financiamento, operações de crédito, empréstimos, entre outros, também caiam.
O que é a SELIC?
O termo Selic é uma sigla, e significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia.
Na verdade, ela é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.
A taxa Selic que conhecemos é a Taxa Selic Meta. Ela é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
A taxa Selic Meta é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros.
Pode ser uma oportunidade
No ramo imobiliário, temos uma taxa de financiamento imobiliário MUITO BARATA, cerca de 7,30% a.a. facilitando a compra de imóveis. E se você quer valorizar o seu dinheiro, temos alguns imóveis selecionados a dedo para produzir um aluguel mais valorização que supera todos investimentos.
