Comprar um apartamento é um processo que envolve muitos fatores a serem considerados. Preço de mercado, formas de pagamento e a localização estão entre as primeiras preocupações que vem em mente. Além desses, há uma variável muito importante que deve ser levada em conta, qual andar morar.

Seja no primeiro ou no último, ambos apresentam vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao se comprar um imóvel. A seguir, veja algumas delas que podem te ajudar nessa tomada de decisão.

Acesso ao imóvel

Os apartamentos que ficam nos andares mais baixos possuem uma facilidade de acesso maior do que os pavimentos mais altos. Normalmente, basta subir dois ou três lances de escada para chegar aos apartamentos. Isso implica em uma maior independência em relação aos elevadores.

Em caso de idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção motora, isso faz com que o apartamento no andar mai baixo seja mais recomendado. É bom também se lembrar em caso de queda de energia ou em compras de supermercado, fica mais simples chegar em casa.

Circulação de ar e vista

Pode ser mais simples chegar nos primeiros andares pelas escadas, por outro lado, pegar o elevador traz o privilégio da vista. Sobretudo, se o prédio estiver localizado em terrenos mais altos, próximo a parques e praças.

A circulação de ar pode ser melhor nos andares superiores por causa da maior presença de correntes de ar. As unidades dos andares mais baixos, a ventilação tende de ser menor, por conta da presença de outras edificações ao redor.

Barulho

As unidades nos andares mais baixos, em geral, ficam mais próximas das áreas comuns, como portaria, salão de festas e garagem, o que normalmente, pode trazer mais barulho para dentro de casa.

Morar nos apartamentos mais altos pode ter mais tranquilidade sonora, mas não significa que haverá ausência de ruídos. Mesmo que fique um pouco distante da movimentação interna do prédio, o barulho da rua e vizinhança ainda pode ecoar nos andares mais altos.

Privacidade

Nos apartamentos superiores, deixar cortinas e janelas abertas pode ser a grande vantagem, desde que na região não tenha edifícios vizinhos de mesma altura.

Qual o melhor preço por andar?

A principal diferença está entre os apartamentos de andares mais altos e baixos está no seu preço. No geral, os primeiros andares são até 30% mais baratos que os pisos de cima.

Isso é comum em empreendimentos de todo perfil de prédios, dos populares aos de alto padrão. Por essa razão, eles tendem a ser muito mais fáceis para alugar ou vender.

Quer saber mais fatores que podem influenciar sua compra? Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: