O Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que o reajuste do IPTU 2018 (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) será de 2,94% para o ano que vem. Para o aumento, a administração tomou como base o IPCA-E – índice que mede a inflação no país – acumulado entre janeiro e fevereiro de 2017.

Isso significa que a taxa que você pagou neste ano será 2,94% mais cara em 2018. Segundo a PBH, as guias do IPTU para o próximo ano começarão a ser entregues pelos correios no dia 4 de janeiro e também poderão ser emitidas via internet, a partir do dia 1º de janeiro, por meio deste link.

Para reclamações sobre o IPTU 2018, você deve procurar o BH Resolve ou a regional Barreiro entre os dias 2 de janeiro a 1º de fevereiro de 2018. Para conferir as datas para antecipação das parcelas, quitação integral do IPTU 2018 ou agendar atendimentos, acesse: www.pbh.gov.br/iptu2018.

Entendendo o reajuste 

Lei nº 5.641/89 determina que, nos anos em que não for aprovada lei específica atualizando os valores do IPTU de acordo com o mercado imobiliário, estes valores serão atualizados por meio da aplicação de índices oficiais de correção monetária divulgados pelo Governo Federal. A Lei nº 8.147/2000 determinou a utilização do IPCA-E do IBGE para este fim.

A última lei municipal utilizada para atualizar os valores pelo mercado imobiliário foi aprovada em 2009 e serviu para definir os valores dos imóveis, que são a base de cálculo do imposto, dos lançamentos de IPTU para 2010 e 2011.

Desta forma, os valores relativos ao IPTU de 2012 até 2017 foram corrigidos pelo IPCA-E, tal como ocorrerá com o IPTU 2018.

Fonte: SouBH

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: