Para alugar um imóvel na imobiliária, existem alguns processos que devem ser cumpridos para a autorização da locação. Um desses, é a análise cadastral, nele é avaliado a idoneidade econômica e financeira dos locatários e fiador.

Isso é de extrema importância durante a locação, pois é nesse momento que será calculado se o inquilino tem condições de arcar com as despesas do aluguel. Para que não ocorra problemas de inadimplência e nenhuma das partes saiam prejudicadas.

Depois de escolher o imóvel desejado, você deverá optar pelo tipo de garantia locatícia. As três modalidades mais comuns são: fiador, seguro fiança e título de capitalização.

Descubra como funciona as modalidades locatícias.

Após esse processo, deverá ser preenchida a ficha cadastral. Nesse momento, a imobiliária irá fazer a análise. Para avaliação do cadastro são consultados alguns órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Também são solicitados alguns documentos padrões como identidade, CPF, comprovante de residência e contatos de referência. Comprovantes de renda como contracheque, extratos de cartões ou imposto de renda podem ser pedidos.

Com todos esses documentos reunidos irá iniciar o processo de análise. Normalmente, as imobiliárias possuem um setor próprio ou terceirizam essa atividade em empresas especializadas. O cadastro demora de 24h a 48h para ser liberado.

Tudo isso, para comprovar se a renda do futuro inquilino será compatível com o valor do aluguel do imóvel. A média do mercado imobiliário é uma renda de até três vezes o valor da soma do aluguel mensal com a taxa do condomínio.

Quem define se o cadastro será aprovado é a imobiliária ou proprietário do imóvel, no caso da locação direta. Caso a renda seja insuficiente ou fique próxima ao valor, o cadastro pode não ser autorizado e o inquilino terá que optar por um outro imóvel.

Se o cadastro for aprovado, começa a etapa da assinatura do contrato e a mudança para o novo lar. Baixe o nosso guia com o passo a passo sobre “Como Alugar um Imóvel”.

 

3 comentários

  1. Por favor. O que fazer quando a imobiliária, demora mais de 72hs para dar retorno da análise dos documentos?(Ligo pra imobiliária e a responsável nunca atende, ramal ocupado..) Estou muito preocupada. Tem alguma lei que favorece o cliente, neste caso? Gratidão!

    Curtir

    1. Olá Joo,

      não existe nada na lei que fale sobre esse assunto, infelizmente você dependerá da cobrança em cima da imobiliária.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: