Conheça os cuidados e benefícios de cada tipo de Garantia Locatícia:

Para alugar um imóvel é necessário dar segurança ao locador, e pela Lei do Inquilinato, é o proprietário do imóvel quem escolhe a modalidade da garantia locatícia.

Vale ressaltar que um contrato de aluguel só pode ser firmado se for utilizado apenas uma forma de garantia locatícia. 

Como imobiliária, buscamos sempre apresentar várias alternativas/soluções para que o locatário possa avaliar e escolher qual é a modalidade que mais se encaixa ao seu perfil e momento de vida.

Conheça algumas das opções de Garantias Locatícias:

Fiador

O fiador é aquela pessoa que, solidariamente, fica responsável pelas dívidas do locatário no caso de inadimplência. Isso não significa que o inquilino ficará livre dos pagamentos, mas sim que, uma vez atrasados os aluguéis ou qualquer encargo previsto no contrato, o proprietário do imóvel terá uma segunda pessoa para recorrer e receber os pagamentos.

Seguro fiança

O seguro fiança substitui a figura do fiador. É um produto contratado através de uma seguradora, que funciona de forma parecida com o seguro de um automóvel. Em caso de inadimplência, o proprietário recebe os pagamentos através da seguradora. Lembrando que, mesmo pago pela seguradora, o inquilino continua devendo os valores.

Com o aumento da popularidade dessa modalidade e a facilidade para ambas as partes, várias seguradoras e bancos já prestam esse serviço. A dificuldade aqui fica por conta das exigências com relação ao locatário, que passa por uma análise de crédito antes de ser aprovado para o seguro fiança, o que pode dificultar o aluguel.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é direcionado para locação de imóveis residenciais sem necessidade de comprovação de renda, sem burocracia, sem necessidade de fiador. O inquilino aluga utilizando o cartão de crédito e tem o cadastro analisado em até 5 minutos. A contratação da fiança do cartão de crédito para imóveis residenciais dura o mesmo período do contrato de locação firmado com a imobiliária.

O cartão de crédito deve ter o limite disponível de 4 vezes o valor da locação.

Título de capitalização

Se optar pela locação por meio de Título de Capitalização, é necessário investir 15 (quinze) vezes o valor do aluguel, que deverá ser pago à vista diretamente a seguradora. Esse valor será caucionado para o proprietário do imóvel.

Ao final do contrato de locação, caso o locatário não possua débitos junto a imobiliária, o valor pago será devolvido integralmente e corrigido pela taxa referencial (TR). Lembrando que esses valores podem variar de seguradora para seguradora.

Quer saber mais sobre as garantias locatícias? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: