Saiba quais alternativas utilizar para manter seu pagamento em dia na greve dos bancários.
Sem previsão de ser encerrada, a greve dos bancários, começou no dia 06/09, está afetando agências em mais de 20 estados brasileiros. Com isso, fica a dúvida de como será feito o pagamento de diversas contas, inclusive as parcelas do financiamento imobiliário, pode ser prejudicada.
Mesmo em greve, as contas não podem ter o pagamento postergado, segundo a Proteste Associação dos Consumidores. Para evitar problemas de cobrança de juros e inadimplência, confira algumas opções para deixar suas contas em dia.
Banco online (Internet Banking)
Se você já utiliza a internet para pagar suas contas, fique despreocupado! As operações online continuam funcionando normalmente durante a greve.
Pagar contas sem cartão eletrônico
Quem não tem cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos ou redes de supermercados.
Sacar dinheiro
Saques de grande valor precisam ser feitos na boca do caixa e, com a greve, isso fica impossibilitado. Se esse for o seu caso, ligue no SAC do seu banco e pergunte se há uma agência próxima operando ou uma alternativa para resolver o seu problema.
DOCs e cheques
A compensação bancária é uma atividade considerada essencial pela legislação brasileira e não deve ser paralisada. Portanto, cheques e DOCs devem compensar nos prazos normais.
Colocando o financiamento imobiliário em dia
Os novos contratos de financiamento ficam suspensos durante a greve. Mas, para quem tem parcelas a acertar por meio de boletos, basta quitá-las em agências lotéricas ou pela internet, caso o pagamento esteja em dia.
Se o pagamento estiver vencido, é preciso ligar no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e se informar sobre como realizar o pagamento, para não ficar inadimplente, não pagar altos juros e nem correr o risco de perder o imóvel caso atrase o pagamento por muito tempo
O que fazer quando não há alternativas?
Os bancos, apesar de paralisados, devem oferecer por meio do SAC uma solução para o seu problema. Portanto, quando ligar para solicitar opções, peça sempre o número de protocolo do atendimento. Se o fornecedor não disponibilizar alternativas, você pode reclamar em um órgão de defesa do consumidor, como o Procon, informando o número desse protocolo.
E se houver juros mesmo após não ter uma alternativa viável?
De acordo com a Proteste, o cliente está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, então ele não deve ser penalizado com cobrança de multa e juros se não tiver como fazer o pagamento em consequência da greve. Nesse caso, ele deve formalizar a reclamação por meio de uma carta ao banco, aos cuidados do gerente, relatando os fatos e requerendo as providências. O consumidor ainda pode registrar uma queixa no Banco Central e procurar os órgãos de defesa do consumidor.
Fonte: Viva Real