Provavelmente você já deve ter se perguntado porque é importante contratar um corretor de imóveis na hora de comprar ou vender o seu imóvel. Afinal, não existe nenhuma lei que impeça você de vender o seu imóvel sem a assistência de um corretor.

 

Na teoria, todo mundo pode vender ou comprar uma casa sozinho, por que você pagaria alguém para fazer este serviço? Parece obvio, mas é neste pensamento que mora o erro. Listamos seis coisas que podem acontecer se você decide vender o seu imóvel sozinho.

1) Segurança pessoal

Sim, a sua segurança pode estar em jogo!

Se você for vender um imóvel sem os serviços de um corretor de imóveis, você acaba se expondo a diversos tipos de pessoas, desde interessados no imóvel a aplicadores de golpe de crimes. Quando for apresentar o imóvel, os interessados podem ir até sua casa e o problema é ainda maior, pois além de você, toda a sua família fica exposta.

Com o corretor, toda negociação será diretamente com ele. Assim, você verá o comprador apenas no final da transação ou nem o verá, resguardando o seu espaço e a segurança da sua família.

2) Conhecimentos em trâmites legais

O corretor conhece o passo a passo que envolve os contratos, financiamentos, transferências e registro imobiliário. Ele está apto para fazer um levantamento, através de certidões e outros documentos, da real situação do imóvel perante os diversos órgãos, bem como do seu respectivo comprador/vendedor.

 3) Economize seu tempo

Na correria do dia a dia, você já se imaginou separando um tempo a mais para apresentar o imóvel para diversas pessoas, atender ligações e responder diversos e-mails?

Vender um imóvel dá mais trabalho do que parece, sem contar o tempo para resolver todos os trâmites legais. O corretor faz tudo isso para você, assim você tem uma preocupação a menos e praticidade.

 4) Falta de capacidade na negociação

 Você sabe qual o valor do metro quadrado na zona sul de Belo Horizonte? Ou qual o valor da taxa de ITBI?

O corretor é profissional capacitado para avaliar o seu imóvel dentro do preço do mercado e fazer com que você faça bons negócios. Além de exercer a função de vendedor.

O corretor já possui um repertório e sabe avaliar uma proposta real ou apenas uma vontade de especular o seu imóvel. A negociação é um ponto a mais a ser considerado na hora de contratar um corretor. O profissional já tem treinamento e sabe quando um valor é justo.

5) Força de venda

O corretor normalmente já possui uma lista de clientes que pode ter interesse no seu imóvel. Além disso, as imobiliárias investem muito na divulgação dos imóveis. Assim as chances de venda serão ainda maiores e em menor tempo.

Se fosse você sozinho com simples anúncio, talvez demoraria mais tempo para vender.

6) Conhecimento de causa

O corretor de imóveis é sindicalizado e, obrigatoriamente, deve estar inscrito em conselho federal (o Cofeci -Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, e o Creci -Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Para isso, ele precisa estudar e ser aprovado em exames, o que já o coloca em um degrau superior se comparado aos “curiosos”.

E o corretor somente ganhará e deverá ser pago, se conseguir finalizar o negócio (é o que se denomina “resultado útil”), quando então receberá a sua comissão. Logo, será mais um forte interessado em que tudo dê certo.

Ao negociar um imóvel, abandonar toda essa experiência e a certeza de responsabilidade do corretor? A resposta parece negativa e, na prática, o que se nota por aí é que, sem esse profissional, boa parte das tentativas de negócio simplesmente desanda!

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: