Queda nos preços, isso era tudo que você precisava ouvir se pretende comprar um imóvel ainda neste ano. No último ano, até julho, o preço médio do metro quadrado caiu 0,09%, a menor variação já registrada pelo Índice FipeZap.
O índice acompanhou os valores de apartamentos à venda anunciados na internet em 20 cidades brasileiras. Veja como está esse índice para Belo Horizonte e Contagem.
De acordo com o FipeZap, a variação dos imóveis ficou muito abaixo do aumento generalizado dos preços, a inflação, que deve ficar em 8,62% no mesmo período, segundo o Banco Central. Isso significa que a queda real foi de 8,01% em um ano.
Diferente de outros anos, o preço médio dos imóveis à venda se manteve praticamente estável, com variação de apenas 0,09% entre janeiro e julho e de 0,06% entre junho e julho.
É hora de comprar um imóvel?
Sim, o grande parâmetro para isto é a estabilização dos preços. Este fato aconteceu neste ano, pois um número menor de pessoas se dispôs a comprar, com o aumento do desemprego, restrições de financiamento e também a confiança na economia do país. Assim, os proprietários dos imóveis foram pressionados a oferecer melhores condições de negociação para consumidores.
Algumas mudanças também ajudaram a melhorar este otimismo em relação ao mercado imobiliário. Como as novas linhas de financiamento anunciadas pela Caixa Econômica Federal e o início da estabilização do mercado imobiliário.
Outra vantagem importante para quem deseja comprar um imóvel, são as negociações com as construtoras. Como muitos empreendimentos não atingiram o índice de venda normal no primeiro semestre, as construtoras estão mais suscetíveis a negociar os preços e estão dando descontos que normalmente não era praticado no mercado.
Porém, os preços não devem cair ainda mais, o que significa que é bom aproveitar para negociar seu imóvel ainda este ano. No ano que vem, o mercado imobiliário deve voltar a aquecer lentamente, e talvez o cenário de preços estáveis começará a mudar novamente.
Os preços em cada cidade
A cidade mais cara do Brasil para comprar um imóvel é também a que teve a maior queda no preço médio do metro quadrado em um ano. No Rio de Janeiro, os valores dos apartamentos caíram 3,6% em um ano, até julho. Na sequência está Niterói, onde os imóveis à venda desvalorizaram 2,39%.
Em Belo Horizonte, houve uma pequena valorização com um aumento de 0,86%, dentro da variação estável apresentada pelo mercado. Já a cidade que mais encareceu foi Vitória no Espirito Santo com 6,86% em um ano.
Confira abaixo a variação dos preços dos imóveis à venda nas 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap:
Em julho, o valor médio do metro quadrado anunciado no Brasil foi de 7.637 reais. Entre as 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap, as mais baratas para comprar apartamento são Contagem e Goiânia, e as mais caras, Rio de Janeiro e São Paulo.
Veja abaixo o preço médio do metro quadrado anunciado para venda:
Confira nossas ofertas de imóveis para a cidade de Contagem.
Fonte: Exame.com