Após um longo período de crescimento, 2015 foi o ano com maior redução de lançamentos nos últimos anos e em 2016, a prioridade continua sendo a venda dos estoques. Por outro lado, um segmento que continua crescendo é o de loteamentos. As restrições atuais das linhas bancárias não afetam muito este mercado, pois a maioria trabalha com financiamento próprio. Mas afinal, o que devo saber na hora de investir em loteamentos?
O primeiro passo para investir em um bom projeto de loteamento é garantir que ele ofereça qualidade ambiental. É preciso levar em consideração aspectos como mobilidade, localidade, saneamento, segurança e facilidades na região do terreno. Ainda é preciso ficar atento a detalhes como a topografia do terreno, fluxo de trânsito nas ruas e a destinação do lote.
Geralmente o perfil do comprador de loteamentos é aquele que busca um melhor custo-benefício em relação à compra de um imóvel já pronto. Assim, o comprador pode definir o prazo e o orçamento de cada fase da obra. Além disso, é bastante comum o comprador aproveitar a área do lote para lazer.
A principal vantagem do mercado de loteamento em relação aos imóveis na planta e os já prontos é que o comprador não precisa fazer um investimento tão grande num curto período de tempo. Além de ser muito mais barato a compra do lote somente, o prazo do pagamento acaba sendo estendido. Outro fator que é preciso levar em consideração é que comprar um lote significa que o cliente pode construir a casa da forma que ele sempre sonhou.
Veja algumas opções de lotes disponíveis para venda.
Fonte: Blog Netimóveis