Uma das atividades mais importantes da locação de imóveis é a vistoria, que comprova o estado da pintura e da conservação do imóvel em geral. Com a prova do estado de conservação do imóvel no início da locação, o acordo entre locatário (quem está alugando o imóvel) e locador (dono do imóvel) sobre as obrigações de cada um quanto a preservação do imóvel fica muito mais fácil.

Ela é uma segurança de que o imóvel será entregue da mesma forma como foi alugado. Na vistoria todos os detalhes são identificados, inclusive a presença de lustres e outros objetos. Da mesma forma, se o imóvel tiver sido alugado com algum problema ou defeito, a vistoria tem função de comprovar isto, isentando o locatário de pagar por um problema que já estava lá antes dele se mudar.

Existem três tipos de vistoria: a inicial, de manutenção e final. Veja abaixo como funciona cada uma delas:

  • Vistoria inicial

Tem a finalidade de registrar o imóvel exatamente como ele foi alugado. Na Casa Grande a vistoria é feita através do termo de vistoria e fotos. As fotos são armazenadas em um CD, que é assinado pelo locatário e fiadores do imóvel e entregue ao locatário. Caso o locador queira uma via do CD, pode solicita-la junto a imobiliária.

Feita a vistoria inicial, o locatário tem até 10 dias para contestar a vistoria. Se for necessário, a imobiliária faz até duas vistorias gratuitamente.

  • Vistoria de manutenção

É aquela vistoria que ocorre durante a locação do imóvel. Se você está morando no imóvel e acontece um vazamento, por exemplo, você deve comparecer a imobiliária e registrar o problema. Para isto, a Casa Grande possui um formulário chamado Registro de Ocorrência. Após registrado, o vistoriador agendará a vistoria de manutenção para averiguar se o conserto é de responsabilidade do locatário ou do locador.

Pensando no maior conforto de nossos clientes, a Casa Grande indica um profissional para fazer o orçamento do conserto e, se aprovado, o locatário poderá contratar o serviço terceirizado diretamente com o profissional. O serviço prestado e a contratação são de responsabilidade do responsável pelo conserto.

  • Vistoria final

A vistoria final é feita na entrega do imóvel, ao final da locação. O objetivo dela é comparar o estado de conservação final do imóvel com o estado de conservação na posse do imóvel. Desta forma, faz-se uma comparação com a vistoria inicial, tanto das imagens quanto da descrição registrada no termo de vistoria.

Com a vistoria final, o locatário e locador têm a segurança de que terão seus direitos resguardados e pagarão somente pelos consertos e serviços que forem de sua responsabilidade, sem nenhum prejuízo.

As fotos são importantes porque não deixam margem para discussão. Uma vez registrado, não há como negar que o imóvel foi entregue daquele ou de outro jeito. Por este motivo a vistoria de manutenção deve ser solicitada apenas após toda reforma e pintura necessárias. Caso tenha alguma dúvida, o locatário poderá conferir no CD de vistoria qual manutenção ele precisará fazer no imóvel.

Para solicitar a vistoria final, primeiro é necessário que o locatário tenha cumprido os 30 dias de Aviso Prévio e também já ter concluído a reforma para entrega do imóvel. Assim que cumpridas as duas etapas, basta avisar à imobiliária que o imóvel está pronto para a vistoria final.

Ficou alguma dúvida? Não hesite em nos perguntar! 

Nossos profissionais estão prontos para atender você.

Entre em contato por telefone (31) 3384-2121 ou pelo e-mail aluguel@admcasagrande.com.br

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

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