Início » O que as grandes cidades estão tentando reconstruir, o Barreiro nunca perdeu

Em março de 2026, a prefeitura de Curitiba publicou um decreto e abriu um edital de subvenção de até R$ 10 milhões para revitalizar imóveis privados na área central da cidade. O objetivo declarado é trazer de volta o que os centros urbanos brasileiros foram perdendo ao longo das décadas: moradores, comércio de proximidade, vida noturna, movimento em horário não comercial.

Curitiba não está sozinha nesse esforço. Paris lançou o conceito da “cidade de 15 minutos”, onde tudo que o morador precisa no dia a dia está a distância de caminhada ou de bicicleta. Barcelona reorganizou quarteirões inteiros em “superquadras” para priorizar o pedestre sobre o carro.

São experiências diferentes, em cidades diferentes, mas com o mesmo diagnóstico por trás: o modelo urbano que priorizou o carro e o zoneamento rígido separou o que deveria estar junto, e agora é preciso gastar muito dinheiro para tentar juntar de novo.

O Barreiro nunca precisou desse investimento para ter o que essas cidades estão tentando recriar.

O que o urbanismo moderno está tentando recriar

Quando se lê os projetos de revitalização que estão sendo implementados ao redor do mundo, quatro características aparecem sempre:

Uso misto: moradia, comércio e serviço convivendo no mesmo território, sem depender de deslocamento para cada necessidade básica do dia a dia.

Vida em horário estendido: centros que funcionam pela manhã, à tarde e à noite, não só em horário comercial, o que só acontece quando há moradores reais vivendo naquele espaço.

Prioridade ao pedestre: ruas e calçadas pensadas para quem anda a pé, com comércio acessível, sombra e segurança, em vez de espaço dominado pelo fluxo de carros.

Identidade preservada: história e arquitetura local mantidas como elemento de valor, não apagadas para dar lugar a uma padronização que poderia estar em qualquer cidade do mundo.

Cada uma dessas características exige planejamento, investimento e decisão política quando precisa ser construída do zero. Quando ela existe naturalmente, a partir de décadas de vida real de comunidade, o que a gente chama é outra coisa: bairro.

O Barreiro já tem o que esses projetos buscam

Com mais de 278 mil habitantes e 171 anos de história, o Barreiro é a terceira regional mais populosa de Belo Horizonte. Mas o que os números não mostram é o tipo de relação que as pessoas têm com esse território.

O comércio do Barreiro existe porque os moradores do Barreiro usam. Não é uma galeria planejada para atrair fluxo externo, é uma rede de serviços que cresceu organicamente para atender quem vive ali. Padaria, farmácia, mercado, escola, médico, restaurante, bares que abrem cedo e fecham tarde. A região funciona em horário estendido porque tem moradores reais em horário estendido, não porque um decreto municipal mandou.

A mistura de usos que o urbanismo moderno tenta criar por zoneamento existe no Barreiro por história. Residencial e comercial convivem na mesma rua, no mesmo quarteirão, muitas vezes no mesmo edifício. Não por planejamento recente, mas porque a região foi crescendo de dentro para fora, no ritmo de quem foi chegando e ficando.

A prioridade ao pedestre também não é conceito importado. É a realidade de quem mora aqui e resolve boa parte da vida a pé, sem precisar entrar no carro para o básico do dia a dia.

E a identidade? O Barreiro tem uma das mais fortes de BH. Com uma comunidade que se reconhece como barreirense muito antes de qualquer campanha de branding territorial.

Por que isso não é sorte, é história

O que as cidades que investem em revitalização estão tentando fazer é, no fundo, reconstruir artificialmente algo que só existe de verdade quando nasce de comunidade real ao longo de décadas.

Identidade de bairro não se cria com decreto. Ela se forma quando pessoas escolhem viver num lugar, estabelecem raízes, criam vínculos com o comércio local, ensinam o caminho para os filhos e ficam, mesmo quando outras opções aparecem. Esse processo leva muito tempo e não tem atalho.

A Casa Grande está no Barreiro há quase 50 anos exatamente porque reconheceu esse processo antes de ele ter esse nome. Construir nessa região sempre foi uma aposta na permanência, não numa oportunidade passageira.

O AMO Barreiro: não para revitalizar, para reconhecer

Se o que as grandes cidades estão gastando para recriar já existe no Barreiro, o trabalho que resta não é de construção. É de reconhecimento.

É por isso que o AMO Barreiro, movimento criado pela parceria entre o Grupo Casa Grande e o Barreiro Memes, não foi pensado para revitalizar a região. Seria uma contradição nos termos: não se revitaliza o que está vivo. O que o movimento propõe é documentar, valorizar e dar visibilidade a algo que já está acontecendo, para que mais pessoas reconheçam no Barreiro o que ele sempre foi.

O que as grandes cidades estão tentando reconstruir, o Barreiro já tem. O próximo passo é que todo mundo saiba disso.

1 comentário

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Grupo Casa Grande Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo