Quem não deseja em ter o seu próprio cantinho? Um dos maiores desejos do brasileiro é adquirir um imóvel. Seja para sair da casa dos pais e conquistar uma independência maior, ou com a possibilidade de constituir uma família.
Comprar um imóvel é mais do que a conquista de um espaço. É um investimento para o futuro, visto que bens imobiliários tendem a valorizar com o passar do tempo. Além de diminuir gastos como o do aluguel.
Alguns itens são fundamentais na hora comprar um imóvel, veja alguns deles que podem te ajudar nesse momento decisivo.
Localização do imóvel
A internet facilita bastante a encontrar imóveis à venda. Embora todos os detalhes e fotografias do apartamento estejam disponíveis no site, visitar o local para avaliar de perto seus potenciais, é imprescindível.
Somente nessa visita, você conseguirá perceber as perspectivas reais do tamanho de cada cômodo do imóvel, por exemplo. Outro ponto importante, a área possui muito ruído? Como é o comércio local e vizinhança?
Portanto, não se contente apenas com uma simples pesquisa on-line. Utilize ela para complementar a sua busca pela casa própria.
Documentação do apartamento
A segura da transação comercial é muito importante para não perder o imóvel. Avaliar a sua documentação é fundamental, solicite ao vendedor a matrícula do bem escolhido e procure por qualquer irregularidade que possa prejudicar a negociação e, principalmente, o seu bolso.
Certifique que o imóvel comprado possui registro no Cartório de Registro de Imóveis. Em caso de dúvidas, peça o acompanhamento de um profissional.
Locomoção e segurança
Bairros melhores e mais seguros costumam ser um pouco mais caros, portanto, desconfie de ofertas com valores muito abaixo dos apresentados no mercado. Claro que a escolha depende do seu objetivo, até porque nem sempre um local vigiado representa mais segurança.
Na dúvida, a dica é pedir opinião de pessoas que conhecem a região antes de tirar suas próprias conclusões. Se você puder contar com um carro para o transporte diário, vale a pena escolher um apartamento em boas condições, mesmo que ele se localize em um bairro um pouco mais afastado do centro.
Não esqueça de avaliar também o transporte público do bairro, as vias de acesso e como é o trânsito diário na região. Isso é fundamental para ver o tempo gasto na sua locomoção diária.
Tamanho do apartamento
Escolher um imóvel com um ou dois quartos pode ser tentador pelo preço menor e, inclusive, é uma boa opção para pessoas que querem morar sozinhas. No entanto, se seu objetivo é comprar um apartamento para dividir com cônjuge e ainda ter um futuro com filhos, o ideal é optar por um que ofereça no mínimo três quartos.
Para os que recebem muita visita, essa escolha garante uma hospedagem confortável e livre de improvisos.
Condomínio
Quem opta por morar em apartamento, tem uma despesa extra no mês, o pagamento do condomínio. O seu valor é definido pela quantidade de serviços disponíveis. Para evitar mensalidades altas, vale a pena analisar se irá ter tempo de usufruir dos seus benefícios.
Se, por outro lado, você acha que poderá aproveitar a piscina, área gourmet e playground, a saída é pagar um pouco mais pelo condomínio e comprar o apartamento.
Posição do apartamento
Pode parecer uma coisa bem simples, mas a posição do apartamento pode influenciar totalmente no seu valor de compra e venda. A valorização de determinada posição é estabelecida pelo conforto térmico e iluminação do sol que oferece ao morador.
No hemisfério Sul, a fachada que mais recebe sol diário – tanto no verão quanto no inverno – é a fachada norte. Dessa forma, apartamentos que são voltados para essa face tendem a ser mais valiosos no Brasil.
A exceção pode ocorrer em estados onde se faz muito calor, como os da região nordeste. Lá, a procura costuma ser por apartamentos voltados à face sul, ou seja, para a fachada mais fresca e com presença de sombra.
As pessoas preferem optar por quartos que recebem o calor matinal, para que a noite os quartos fiquem mais frescos para dormir.
Valorização do imóvel
Pensar na valorização que o seu imóvel pode ter futuramente é outro passo que você deve levar em consideração para fechar um bom negócio. Assim como apartamentos na planta se valorizam após sua construção, a sua região também pode valorizar-se. Para isso, pesquise sobre os investimentos em infraestrutura que o seu bairro de interesse deve receber nos próximos anos.
Obras como uma nova avenida, a construção de um shopping próximo ou duplicação de alguma via, por exemplo, são alguns pontos que tendem a valorizar o preço do metro quadrado.
Dúvidas na hora da compra? Baixe o nosso Manual para Comprar Imóveis sem Estresse, conheça todo o processo para adquirir o seu primeiro imóvel.