Dividir apartamento pode ser a solução de quem busca sair da casa dos pais e ainda não tem condições de se manter sozinho. Seja por motivos de estudos, começar a vida a dois ou até mesmo para conquistar a independência, o fato é que alugar um apartamento é ponto crucial para alcançar estes objetivos.

Se você pretende em sair de casa e está pensando em dividir apartamento com outra pessoa, saiba que, como tudo na vida, existem prós e contras para esta decisão. É sobre isso que este artigo se trata, para descobrir quais são as vantagens e desvantagens de dividir apartamento, continue acompanhando o texto a seguir:

Vantagens:

1 – A economia é maior

Talvez essa seja uma das principais vantagens que te levaram a dividir apartamento. Com alguém para rachar os gastos com contas de água, luz, internet, gás e netflix com você, além do aluguel e condomínio, uma parte considerável dos seus rendimentos será poupada. Isso é ótimo porque representa um alívio para seu orçamento e sobra dinheiro para você se divertir.

2 – Pode morar em um lugar melhor

Já que ao dividir apartamento você estará economizando, pois estará dividindo as contas com seu colega, você também terá a possibilidade de escolher um lugar melhor para morar do que você escolheria se não tivesse alguém para dividir as contas. Desse modo, dividir apartamento com outra pessoa te dá a opção de morar em um imóvel maior, mais confortável e com boa localização, por exemplo.

3 – Divisão das tarefas domésticas

Ter alguém para dividir as tarefas domésticas com você é uma ótima ideia. Assim, você pode negociar tarefas que você goste de fazer em detrimento de outras, como lavar louça, em vez do banheiro, por exemplo. Você descobrirá a importância disso ao receber elogios sobre o quanto sua casa é limpa e organizada. Nossa dica é listar as tarefas da semana e distribuí-las para cada um dos integrantes. Assim, é garantido que nenhum dos dois se esqueça das suas responsabilidades domésticas.

4 – Tem sempre uma companhia por perto

Morar sozinho tem suas vantagens, como poder decorar o apartamento do seu jeito e fazer o que tem vontade. Mas, ao dividir apartamento com outra pessoa, você terá um companheirismo de quem convive com você diariamente. Caso vocês não se conheçam tão bem, será uma ótima oportunidade para estreitar laços e fortalecer o relacionamento. Afinal, todo mundo gosta de ter alguém para comentar o último episódio daquela séria fantástica, ou para provar o tempero do estrogonofe.

Dividir apartamento: descubra quais são as vantagens e desvantagens

Desvantagens:

1 – Pouca privacidade

Uma das principais desvantagens de dividir apartamento é a pouca privacidade. Como você estará dividindo o mesmo teto com alguém, é preciso estar ciente que sua privacidade não é a mesma que você teria se estivesse morando sozinho. Para contornar esse problema, é fundamental que você converse com o seu colega sobre isso e estabeleça algumas regras essenciais para evitar conflitos, como sempre bater na porta antes de abrir e avisar quando receber visitas.

2 – Seu colega pode ser muito diferente de você

Você talvez pense que conhece o seu colega de apartamento porque estudaram juntos ou fazem parte da mesma turma de amigos. Contudo, ao conviver com a mesma pessoa todos os dias, você pode acabar descobrindo alguns hábitos que não são os mesmos que o seus, gerando um certo incômodo. Portanto, o ideal é que você divida o apartamento com alguém que você tenha uma boa relação e certo nível de intimidade. Apesar da convivência ser diferente, ainda é melhor morar com uma pessoa familiar do que dividir apartamento com um completo desconhecido.

3 – Desorganização e falta de comprometimento

É preciso ter em mente que dividir apartamento também pode ser uma desvantagem, caso o seu colega seja um completo desorganizado e sem compromisso com as tarefas domésticas. Ao contrário de contribuir com a organização do lar, a falta de comprometimento poderá afetar o convívio entre os dois, além de deixar você sobrecarregado com a rotina doméstica.

4 – Pouca tranquilidade e silêncio quando precisa

Além da falta de privacidade, outra questão que você deve levar em consideração ao dividir apartamento é a de que você não terá a tranquilidade e sossego que teria se estivesse morando sozinho.  Morar com mais alguém significa abrir mão de várias coisas, e isso inclui muitas vezes não ter o silêncio necessário quando precisar estudar, não ter o sossego de chegar em casa sem esperar alguma visita ou até mesmo não poder ficar sozinho quando desejar.

Essas são algumas das principais vantagens e desvantagens que você deve levar em consideração se pretende dividir apartamento com outra pessoa. Após analisá-las, seja qual for a sua decisão, saiba que você pode contar conosco para te ajudar a encontrar o imóvel ideal para seu perfil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: