As mudanças econômicas e os hábitos de vida têm impactado o estilo de casa que os brasileiros optam por morar. Independente, os jovens saem de casa mais cedo e passam a morar sozinhos, pensam em se casar somente depois dos 35 ou 40 anos. Assim, cresce a demanda por imóveis de apenas um quarto, aquecendo o mercado imobiliário.

Em Minas Gerais, a mudança no perfil desse público é acompanhada pelo setor, que deve estar atenta para oferecer imóveis que também atendam às novas configurações familiares. Incluindo a condição de casais que optam por não ter filhos ou adiam a maternidade, ou moram em casas separadas.

A procura aumentou porque os custos baixos de condomínio e IPTU transformam os apartamentos de um quarto em tendência. Outro fator é a localização, normalmente estes empreendimentos estão localizados nas zonas sul e com vias de fácil acesso, para deslocar na cidade.

Em contrapartida, há uma preocupação das construtoras com o custo do empreendimento. Um exemplo é em Belo Horizonte, a maioria desses apartamentos estão localizados na região sul, que o metro quadrado, giram em torno de R$ 10 mil a R$ 11 mil. O valor é explicado desta maneira: apartamento de quatro quartos, não terão necessariamente quatro banheiros, local de maior concentração de gastos de uma construtora.

Áreas frias, como o toalete, precisam de revestimento na parede, tubulação, metais e louças, o que faz com que os imóveis de um quarto – cada um, obviamente, com um banheiro, custe mais. Apesar disso, os apartamentos de um dormitório são compactos e, muitas vezes, têm preços unitários mais em conta.

Essa tendência de apartamento compactos surgiu de São Paulo devido a nova dinâmica de vida da população. Como mencionado, um fator importante é a localização e a redução dos custos com impostos. Além disso, tem a praticidade no dia a dia, o apartamento é mais fácil de decorar, limpar e os condomínios possuem esporte e lazer inclusos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: