Apesar das dificuldades do cenário econômico do país, o mercado imobiliário vem apresentando sinais de recuperação. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), com base em dados de 20 empresas que fazem parte da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abraind), o mercado apresentou aumento de 3,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado, nos lançamentos e nas vendas de imóveis em todo o país nos dois últimos meses.

O crescimento está associado pela oferta de novos empreendimentos imobiliários do segmento popular, enquadrados no Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Esse reflexo pode ser notado em Belo Horizonte, além das cidades como Betim, Uberlândia, Divinópolis, Teófilo Otoni e Juiz de Fora por apresentar grande influência no Valor Geral de Venda (VGV) do estado.

Minas Gerais está no radar de um dos mercados mais promissores do país, afinal, ele segue as tendências dos mercados imobiliários, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse ritmo, é importante que os profissionais do mercado mineiro se adaptem essa transformação.

Outro fator importante para esse crescimento foi o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), nem pela taxa expansão – de apenas 0,2% em relação aos três meses anteriores, levando a alta acumulada no ano a 1,3%. O mais relevante são os sinais de melhora encontrada em setores e atividades.

O crescimento foi maior no consumo das famílias, de 1,4%, que corresponde por dois terços da demanda pela produção nacional. Os motivos são a queda rápida da inflação, dos juros e do endividamento doméstico, além da liberação de contas inativas do FGTS. Associada à retomada das compras de bens e serviços está a recuperação do mercado de trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: