Comprar um imóvel próprio é o sonho da maioria dos brasileiros. Seja para sair do aluguel ou para garantir uma renda a mais, o fato é que ter uma casa ou apartamento próprio é sinônimo de sucesso por aqui. No entanto, comprar um imóvel não é tão simples quanto comprar um smartphone, por exemplo. É preciso muita pesquisa e planejamento.

Nessa fase, algumas perguntas essenciais precisam ser feitas, como:

  • Esse é o momento certo?
  • Eu já sei onde quero morar?
  • As parcelas caberão no meu bolso?

É importante ter essas questões em mente, justamente por se tratar de um investimento em algo tão importante, que provavelmente, mudará sua vida. Pensando nisso, levantamos três vantagens sobre comprar um imóvel próprio que te ajudarão a se decidir. Ou pelo menos, ter uma visão melhor sobre o assunto. Veja abaixo:

Vantagem em relação ao aluguel

A vantagem de comprar um imóvel próprio em relação ao aluguel, é que você estará investindo em um bem que é seu.  Se no aluguel você paga uma determinada quantia todo mês, e sente que poderia estar investindo esse dinheiro em uma coisa que vai te trazer retorno, é sinal que o seu momento de comprar um imóvel próprio talvez tenha chegado.

No entanto, é necessário ressaltar que o aluguel também tem suas vantagens. Como os prazos de contratos geralmente são curtos, você pode escolher morar no seu bairro de interesse como uma espécie de teste drive e, assim que terminar o contrato, decidir pela compra do imóvel próprio.

Valorização

“Quem compra terra não terra” já dizia o ditado popular, e é essa uma grande verdade. Quando você paga por um bem que é seu, você tem a liberdade para reformá-lo e fazer melhorias que irão valorizá-lo ainda mais.

Em um imóvel alugado, você não tem essa mesma liberdade, mesmo que a reforma seja para o seu benefício. Primeiro, porque o imóvel não é seu. Ao reformá-lo, você estará contribuindo para que ele se valorize. Isso pode vir a pesar no valor do aluguel futuramente. Segundo, porque mesmo que negocie o valor da reforma com desconto no aluguel, isso pode acabar o prendendo ao acordo, mesmo que você já não queira mais morar no imóvel.

Outro ponto a frisar, é que você poderá gerar renda a partir do seu imóvel. Por exemplo, você pode comprar sua casa ou apartamento e locá-lo em seguida. Dessa forma, você usa o rendimento do aluguel para pagar as parcelas e elimina o que seria mais um gasto mensal no seu orçamento. Se o imóvel já estiver quitado, melhor ainda, porque assim você garante uma renda extra todo mês.

Se você comprar o imóvel ainda na planta, poderá obter ainda mais vantagens. Isso porque, em poucos anos, ele poderá ser avaliado praticamente pelo dobro. E esse valor só tende a aumentar para uma possível revenda.

Personalização

A terceira vantagem que pode te convencer a comprar um imóvel próprio, é a personalização. Logo agora que você finalmente terá um cantinho somente seu, não vai querer deixá-lo com a sua cara?

Pense que, no seu próprio imóvel, você terá a liberdade para fazer aquele jardim vertical que você viu e amou no Instagram. Isso pode ser libertador para quem necessita expressar-se por meio do lugar de onde vive. Além de se sentir melhor consigo mesmo, seus amigos e familiares vão notar sua felicidade ao recebê-los em casa.

Se você ainda tem dúvidas para comprar um imóvel próprio, saiba que oferecemos um serviço de consultoria imobiliária gratuito. Através dele, nossos consultores especializados no mercado local te ajudarão a tomar a melhor decisão sobre a compra do seu imóvel.

Para conhecer o serviço, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: