De acordo com a Associação Brasileira de Consórcios (Abac), o número de vendas de consórcio de imóveis vem registrando aumento no Brasil. Para se ter uma ideia, só no ano passado foram vendidas 225,2 mil novas cotas desse tipo de financiamento. Cerca de 70 mil pessoas foram contempladas e tiveram a oportunidade de comprar a casa própria.

Os números no estado mostram que houve um aumento de 15% nas vendas de consórcio de imóveis no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.

A razão para o aumento das vendas, segundo Diego Rocha, consultor e especialista do consórcio imobiliário da Porto Seguro, é a baixa disponibilidade de crédito no mercado financeiro aliada a capacidade de planejar melhor as finanças. Outro fator positivo apontado pelo especialista, é o fato de não existir incidência de encargos, ou seja, no consórcio não há juros.

O que você paga a mais nas parcelas do seu consórcio, é a taxa de administração. Ela chega a ser menor que 2% ao ano. Uma vantagem em relação a taxa Selic, que gira em torno de 12% ao ano.

A taxa de administração dos consórcios incide sobre o período total do seu grupo.  Por exemplo, uma taxa de 14% para consórcio de 180 meses será de 0,08% ao mês.  O que torna essa opção muito competitiva em relação ao financiamento imobiliário tradicional.

Vantagens
  • Menos tempo pagando: O consórcio de imóveis costuma durar menos tempo que o financiamento, por isso você conseguirá se livrar das mensalidades mais rápido.
  • Não é necessário dar um valor de entrada: Diferente do financiamento, no consórcio você não precisa de entrada. Basta pagar as mensalidades e aguardar o sorteio.
Desvantagens

O tempo pode ser uma grande desvantagem para quem deseja adquirir o bem em curto prazo. O motivo para isso, é que no consórcio de imóveis a pessoa precisa ser contemplada para utilizar sua carta de crédito. Por isso é importante ter um planejamento a longo prazo.

Como adquirir um consórcio

Escolher um consórcio de imóveis com boa reputação e pesquisar sobre o grupo cujo a cota irá adquirir são premissas básicas.  O primeiro passo, é buscar a orientação de quem entende bem do assunto. Para tirar todas as suas dúvidas, temos consultoria gratuita, peça a sua.

Gostou desta opção para comprar seu imóvel? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Super Notícia

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: