Sabemos que existem várias formas de investir o dinheiro, uma das mais tradicionais é fazendo aplicações em bancos, colocando na poupança ou comprando ações. Provavelmente, você já deve ter ouvido o ditado popular “quem compra terra não erra”, mas será que ele é mesmo aplicável?

O investimento imobiliário é uma forma segura de preservar parte do patrimônio do investidor. Quando você aprende como escolher e comprar imóveis com segurança, acaba fazendo boas escolhas. E bons imóveis tendem a valorizar e dar uma boa rentabilidade ao investidor. A seguir, listamos cinco motivos pelos quais você deve começar a investir em imóveis.

1 – Invista pela valorização

Quando comprar um imóvel, há dois caminhos de se obter uma renda com ele:

  • Alugando;
  • Vendendo por um valor maior do que comprou.

O aluguel é aquela garantia que você terá uma renda extra no final de cada mês. Além da locação, existem outras maneiras de ganhar dinheiro.

Uma delas é comprar o imóvel com o custo menor do que o de mercado. Assim, você poderá vender por um preço maior. Ou escolher uma região que irá valorizar ou agregando valor ao imóvel.

Uma das formas de agregar é fazendo melhorias. Por exemplo, se comprar uma casa velha poderá reformá-la, cobrir uma garagem que seja descoberta ou fazer um espaço gourmet. Todas essas opções irão valorizar o imóvel.

A região é uma escolha importante na hora de fazer o seu investimento. Obras como pavimentação de ruas, canalização de esgoto, construção de escola e supermercado, geralmente valorizam o imóvel ou terreno.

2 – Segurança no investimento

A economia do país passa por um momento de instabilidade, a inflação tem variado constantemente. O que pode deixar certa insegurança no momento de investir o seu dinheiro. Mas, não precisa se preocupar.

Dentre todos os tipos de investimentos, o imobiliário possui um histórico com maior estabilidade e segurança. O principal motivo é que os imóveis são bem tangíveis, ou seja, possuem um valor agregado.

Em caso de uma mudança muito brusca na economia, o investidor não perderá o imóvel, ele terá aquele bem. Diferente de outros investimentos econômicos, que possuem prazo de validade ou ações, que as empresas podem falir, por exemplo.

3 – Diversas possibilidades de investimento

A compra do imóvel oferece diversas possibilidades de usufruir desse investimento. Como foi mencionado, você pode alugar, vender por um valor maior ou até mesmo morar.

Essa gama de possibilidade deixa o investidor muitas vezes em dúvida de qual seria a melhor alternativa. Se ainda não tem casa própria, você pode morar no imóvel.

Se já tem uma casa, é recomendável alugar por algum tempo antes de vender. Com o passar dos anos, há grandes chances do imóvel se valorizar e você ter um lucro maior na venda.  Ou esperar um momento que o mercado esteja favorável para este tipo de negociação.

É sempre bom procurar uma ajuda profissional para que possa te auxiliar ou gerenciar o seu imóvel. Seja na hora de vender ou alugar o seu imóvel, você evitará bastante dor de cabeça.

4 – Comprar abaixo do valor de mercado

Uma das vantagens de comprar um imóvel como investimento financeiro, são suas oscilações de preço diante das variáveis do mercado. O dólar pode subir ou cair, a inflação crescer, os imóveis terão pouca variação dos seus valores.

A curto prazo as variações dos preços não são grandes, mas a longo prazo poderá sofrer flutuações dos preços dependendo do cenário econômico. Por isso, o investimento em imóveis tem esse traço mais conservador.

Baixa liquidez

Uma característica importante desse investimento é sua baixa liquidez. Mas, o que isso significa?

Diferente dos outros tipos de investimento, os imóveis não são comercializados facilmente. Isso é uma vantagem e desvantagem, imóvel tem uma baixa velocidade de troca.

A vantagem disso, quando quiser vender rapidamente o imóvel, o vendedor terá que receber menos que o valor de mercado. O vendedor por aproveitar esses casos de “urgência” compra mais barato e depois vende no preço normal do mercado.

Caso você esteja na outra ponta e com pressa de vender, você terá que ceder e baixar o preço.  Ou procurar uma imobiliária para te ajudar a vender mais rápido, pois eles já possuem uma carteira de clientes e um marketing direcionado, além de especialistas do mercado para orientar sobre como investir em imóveis.

5 – Rentabilidade do investimento

A rentabilidade de investir em imóveis se origina da venda, execução dos lucros e da locação. É importante que se faça os cálculos devidos de todos os custos da compra, incluindo toda a sua documentação.

Muitas vezes, ao se fazer as contas é possível aquele imóvel não ser a melhor opção. Existem diferentes estratégias para os diferentes perfis de investidor.

A rentabilidade pode variar de 0.5% ao mês do capital investido ao infinito. Não existe limites para o quanto o imóvel pode valorizar.

Ainda tem dúvidas sobre como investir imóveis? Podemos bater um papo e analisar quais são as melhores opções para você. Solicite agora uma consultoria imobiliária gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: