Comprar um imóvel não precisa ser um bicho de sete cabeças

Saiba se organizar para comprar um imóvel em 2017O ano começou e você deve estar cheio de planos e metas a cumprir, não é mesmo? Existem algumas metas que desejamos alcançar que não precisam de um grande planejamento para serem realizadas, como entrar na academia, por exemplo. Basta organizar um horário durante a semana e preparar uma dieta saudável com o auxílio de um nutricionista para entrar em forma.

Já outras exigem um planejamento maior, com mais antecedência, como é o caso de comprar um imóvel. Caso você não tenha conseguido realizar esse sonho no ano passado,  saiba que você ainda pode se planejar para fazer deste ano o seu ano da casa própria. Para te ajudar nessa tarefa, escrevemos esse artigo com dicas para você começar a se preparar para comprar um imóvel em 2017, confira:

Comece a pesquisar imóveis

Saiba se organizar para comprar um imóvel em 2017Primeiro é importante definir que tipo de imóvel você quer, se prefere uma casa ou apartamento, quantos quartos você prefere e, principalmente, a localização. Tendo essas especificações em mãos você já consegue ter uma ideia de quanto precisará investir na compra do novo imóvel. Uma outra coisa importante a ser considerada, é planejar o orçamento familiar daqui uns anos. Está pensando em ter mais filhos? Seus filhos já estão adultos e pensam em sair de casa? Pense em tudo isso para saber qual o tamanho do imóvel irá se adequar melhor a sua realidade, evitando que em breve você tenha a necessidade de vender o imóvel.

Mesmo que você não vá comprar um imóvel agora, é recomendável já ir olhando as opções disponíveis na sua cidade. O mercado de imóveis é bem movimentado, talvez aquele imóvel que não estava à venda hoje, saiba que ele pode estar amanhã.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa na internet e reunir o máximo de informações que você conseguir, você pode fazer essa pesquisa através do site de imobiliárias, como o site da Casa Grande. Fique atento às localizações, característica dos imóveis, olhe as fotos e pesquise sobre os bairros também.

É importante que você reúna o máximo de informações para serem confirmadas no segundo passo, a pesquisa ao vivo. Aqui você vai andar pelo bairro que tem interesse, observar melhor o comércio, as ruas e conversar com os moradores e comerciantes sobre a opinião deles em relação as vantagens e desvantagens do bairro.

Essa pré-pesquisa vai te ajudar bastante para quando o momento de comprar o imóvel chegar, pois através dela você saberá exatamente o que deseja e o que é possível.

Se organize financeiramente

Saiba se organizar para comprar um imóvel em 2017Os dois itens indispensáveis para realizar qualquer sonho de consumo são a força de vontade e a condição financeira. Sem estes, infelizmente não é possível realizar nada. Na compra de imóveis não é diferente, e talvez o dinheiro seja o item mais importante nesse caso, por se tratar de um patrimônio com valor mais alto, se comparado a um carro ou item de decoração por exemplo.

Caso você ainda não tenha o hábito de juntar dinheiro, que tal começar agora mesmo? No início pode ser um pouco difícil, como entrar em uma cachoeira gelada, mas ao longo do tempo, você se acostumará com a ideia e vai se perguntar porque não começou a poupar antes. Para começar, você pode cortar coisas simples do seus gastos, como aquele churrasco todo final de semana ou aquele almoço fora de casa todos os dias.

Outra dica importante, além de economizar, é conhecer bem todos os custos que envolvem a transação da compra de um imóvel. O consultor de imóveis é o profissional mais indicado para te ajudar com esses detalhes, como custos com cartórios e impostos de transmissão de bens imobiliários. Para tirar suas dúvidas em relação a estes custos, consulte nossa equipe de consultores aqui.

Lembre-se também de verificar o seu limite de financiamento bancário. Já pensou se você encontra o imóvel que deseja, prepara a documentação, mas na hora de aprovar o seu limite o banco não aceita? Isso será frustante. Para evitar essa situação, você pode consultar o banco de sua preferência e fazer a simulação de empréstimo. O serviço é gratuito e oferecido pela maioria das agências, com ele você saberá com antecedência o quanto da sua renda ficará comprometida com as parcelas mensais, e pode fazer o teste até o final do ano reservando o valor estipulado para verificar o impacto na sua qualidade de vida.

Reforçamos que ter uma reserva financeira é o mais recomendável para comprar o seu imóvel em 2017, afinal, emergências acontecem com todo mundo e é sempre bom contar com um dinheiro extra para essas horas. Caso você queira saber mais sobre o processo de comprar um imóvel, baixe o nosso e-book: O Manual para Comprar Imóveis sem Estresse, nele detalhamos tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista na compra de um imóvel, baixe já!

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: