A fase da vida na qual já – quase – sabemos o que queremos é cheia de surpresas e acontecimentos marcantes. Nossos ídolos de infância já cresceram e nos surpreendemos ao perceber que o filme Procurando Nemo na verdade já tem 13 anos.
É nessa fase, lá com nossos vinte e poucos anos, que o desejo de morar sozinho e ter um cantinho só pra gente deixa de ser um sonho distante e passa a ser uma meta alcançável. Morar com os pais tem as suas vantagens, como economia com o aluguel e gastos de água e luz, mas morar sozinho proporciona uma sensação libertadora e prazerosa de ser dono do próprio nariz e não ter ninguém para reclamar da toalha molhada em cima da cama.
Se for morar com um grupo de amigos, é melhor ainda. Provavelmente, nas primeiras semanas, precisarão ligar para a mãe ou tia de algum do grupo perguntando sobre como se prepara o arroz ou até que ponto é preciso cozinhar o feijão. Mas a melhor parte disso tudo, é descobrir-se um verdadeiro masterchef e ousar ao criar o seu primeiro strogonoff ou uma macarronada de respeito (aguarde por comentários orgulhosos da sua tia na foto da primeira comida decente preparada por você).
Essa também é a melhor hora para começar a criar responsabilidades caso você, absurdamente ainda não tenha. Afinal de contas, se não preparar a sua própria comida ninguém mais a fará por você. Também não se engane quanto ao self-service tentador da esquina mais próxima, logo você mudará de ideia quando descobrir o quanto comer nesses lugares consome da sua renda ao final do mês.
Outro grande aprendizado que morar sozinho proporciona, é lidar com o próprio dinheiro. Aquela graninha extra que você juntaria para comprar o próximo Iphone, será a parcela do aluguel e das contas de água, luz e internet. Gastos com decoração também devem ser previstos, logo agora que você tem um cantinho para chamar de seu, não vai querer dar a sua própria cara e identidade ao lugar? Pense nisso!
Se você está pronto para dar o próximo passo na vida adulta, que tal começar a planejar agora mesmo? Confira alguns apartamentos que podem ser a sua cara.