Como posso financiar um imóvel?

Esse é uma das primeiras perguntas que você se faz ao decidir comprar um imóvel. Atualmente no mercado, existem várias opções de linhas de financiamento e diferentes agências bancárias que oferecem estes serviços.

Mas com a instabilidade econômica do país, muitas pessoas ficaram apreensivas com os juros altos das parcelas. E começaram a optar por uma nova modalidade de compra, o consórcio imobiliário.

Agora descubra porque o consórcio imobiliário cresceu 3,7% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o ano passado.

O que é o consórcio imobiliário?

É a união de pessoas em um grupo fechado com a finalidade de formar um fundo comum (poupança) e com ela comprar bens ou serviços, construir ou reformar imóveis.

Com um grupo completo, os consorciados pagam uma prestação mensal, composta de uma parcela do fundo comum, a mesma corresponde ao valor do bem, dividido pelo número de parcelas; fundo reserva; taxa de administração e um seguro contra morte.

“De janeiro a março deste ano, 650 consorciados em todo o país utilizaram R$ 27,8 milhões do FGTS no consórcio. ” Balanço recente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac)

Para ser contemplado no consórcio existem duas maneiras, sorteio ou lance. Em caso de sorteio, o consorciado concorre com os demais integrantes do grupo e a contemplação é aleatória.

No sistema de lance, o consorciado oferece um adiantamento das prestações e é contemplado aquele que der o maior lance.  Ambas as situações podem variar de consórcio para consórcio, assim você deve procurar o que melhor adapta a sua necessidade.

3 vantagens do consórcio

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis, entenda as principais vantagens:

1) Você não paga juros

Sim, você leu isto! O que você paga é uma taxa de administração, que normalmente é menor do que os juros do financiamento. Veja isto:

O consórcio é uma opção de poupança administrada.  Em tempos em que a taxa Selic está a 14,25% ao ano, o equivale à taxa mensal de 1,12%.

A taxa de administração dos consórcios incide sobre o período total do seu grupo.  Por exemplo, uma taxa de 14% para consórcio de 180 meses será de 0,08% ao mês.  O que torna essa opção muito competitiva em relação ao financiamento imobiliário tradicional.

2) Menos tempo pagando

O consórcio costuma durar menos tempo que o financiamento, por isso você conseguirá se livrar das mensalidades mais rápido.

3) Não é necessário dar um valor de entrada

Diferente do financiamento, que é necessário dar um valor de entrada, no consórcio você não precisa de entrada. Basta pagar as mensalidades e aguardar o sorteio.

Como adquirir um consórcio

Escolher um consórcio com boa reputação e pesquisar sobre o grupo cujo a cota irá adquirir são premissas básicas.  O primeiro passo é buscar a orientação de quem entende bem do assunto, para tirar todas as suas dúvidas temos consultoria gratuita, peça a sua.

Gostou desta opção para comprar seu imóvel? Deixe sua opinião nos comentários.

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: