Como posso financiar um imóvel?
Esse é uma das primeiras perguntas que você se faz ao decidir comprar um imóvel. Atualmente no mercado, existem várias opções de linhas de financiamento e diferentes agências bancárias que oferecem estes serviços.
Mas com a instabilidade econômica do país, muitas pessoas ficaram apreensivas com os juros altos das parcelas. E começaram a optar por uma nova modalidade de compra, o consórcio imobiliário.
Agora descubra porque o consórcio imobiliário cresceu 3,7% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o ano passado.
O que é o consórcio imobiliário?
É a união de pessoas em um grupo fechado com a finalidade de formar um fundo comum (poupança) e com ela comprar bens ou serviços, construir ou reformar imóveis.
Com um grupo completo, os consorciados pagam uma prestação mensal, composta de uma parcela do fundo comum, a mesma corresponde ao valor do bem, dividido pelo número de parcelas; fundo reserva; taxa de administração e um seguro contra morte.
“De janeiro a março deste ano, 650 consorciados em todo o país utilizaram R$ 27,8 milhões do FGTS no consórcio. ” Balanço recente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac)
Para ser contemplado no consórcio existem duas maneiras, sorteio ou lance. Em caso de sorteio, o consorciado concorre com os demais integrantes do grupo e a contemplação é aleatória.
No sistema de lance, o consorciado oferece um adiantamento das prestações e é contemplado aquele que der o maior lance. Ambas as situações podem variar de consórcio para consórcio, assim você deve procurar o que melhor adapta a sua necessidade.
3 vantagens do consórcio
Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis, entenda as principais vantagens:
1) Você não paga juros
Sim, você leu isto! O que você paga é uma taxa de administração, que normalmente é menor do que os juros do financiamento. Veja isto:
O consórcio é uma opção de poupança administrada. Em tempos em que a taxa Selic está a 14,25% ao ano, o equivale à taxa mensal de 1,12%.
A taxa de administração dos consórcios incide sobre o período total do seu grupo. Por exemplo, uma taxa de 14% para consórcio de 180 meses será de 0,08% ao mês. O que torna essa opção muito competitiva em relação ao financiamento imobiliário tradicional.
2) Menos tempo pagando
O consórcio costuma durar menos tempo que o financiamento, por isso você conseguirá se livrar das mensalidades mais rápido.
3) Não é necessário dar um valor de entrada
Diferente do financiamento, que é necessário dar um valor de entrada, no consórcio você não precisa de entrada. Basta pagar as mensalidades e aguardar o sorteio.
Como adquirir um consórcio
Escolher um consórcio com boa reputação e pesquisar sobre o grupo cujo a cota irá adquirir são premissas básicas. O primeiro passo é buscar a orientação de quem entende bem do assunto, para tirar todas as suas dúvidas temos consultoria gratuita, peça a sua.
Gostou desta opção para comprar seu imóvel? Deixe sua opinião nos comentários.