Na primeira série do #PeloBairro, nós percorremos dez bairros da regional Barreiro para contar tudo que há de melhor em cada lugar. Nós iremos começar pelo Barreiro, porque é o maior e mais antigo bairro da cidade de Belo Horizonte.

Para quem conhece o Barreiro apenas há alguns anos, se surpreende com a infraestrutura e com a grande quantidade de comércios no local. Tudo começou há exatamente 160 anos atrás, onde tudo eram apenas fazendas.

Um pouco de história

A Fazenda Barreiro, como era chamada anteriormente, surgiu antes da construção de Belo Horizonte, em 1855, mas, os recursos hídricos e as terras férteis já eram importantes para vida e manutenção do município que ainda seria construído.

Os primeiros bairros a se urbanizarem foram o Araguaia, o Barreiro de Cima, o Brasil Industrial, o Santa Helena e o Milionários. Eles estão situados mais ao norte, próximos às fábricas que se instalaram na região. A criação de indústrias mais ao sul e a abertura da Via do Minério, também chamada Avenida Waldir Soeiro Emrich, impulsionaram a ocupação de novos bairros, como o Cardoso, o Diamante, o Flávio Marques Lisboa e o Urucuia.

Localização

O Barreiro de Baixo está localizado no setor noroeste do Barreiro há 15km da capital Belo Horizonte e também faz divisa com Contagem. É conhecido como Centro do Barreiro, pela quantidade de lojas comerciais e movimentação urbana.

Infraestrutura

Os moradores do Barreiro possuem toda comodidade e conforto, o bairro não deixa a desejar em sua infraestrutura, veja:

barreiro infraestrutura

Assista ao vídeo do Barreiro e se inscreva no nosso canal do Youtube para acompanhar os próximos bairros da série.

Nos próximos posts iremos contar um pouco mais da infraestrutura, curiosidades, lazer e entretenimento.  Fique ligado, o próximo bairro pode ser o seu!

Veja algumas ofertas de imóveis disponíveis no Barreiro.

 

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: