Na primeira série do #PeloBairro, nós percorremos dez bairros da regional Barreiro para contar tudo que há de melhor em cada lugar. Nós iremos começar pelo Barreiro, porque é o maior e mais antigo bairro da cidade de Belo Horizonte.
Para quem conhece o Barreiro apenas há alguns anos, se surpreende com a infraestrutura e com a grande quantidade de comércios no local. Tudo começou há exatamente 160 anos atrás, onde tudo eram apenas fazendas.
Um pouco de história
A Fazenda Barreiro, como era chamada anteriormente, surgiu antes da construção de Belo Horizonte, em 1855, mas, os recursos hídricos e as terras férteis já eram importantes para vida e manutenção do município que ainda seria construído.
Os primeiros bairros a se urbanizarem foram o Araguaia, o Barreiro de Cima, o Brasil Industrial, o Santa Helena e o Milionários. Eles estão situados mais ao norte, próximos às fábricas que se instalaram na região. A criação de indústrias mais ao sul e a abertura da Via do Minério, também chamada Avenida Waldir Soeiro Emrich, impulsionaram a ocupação de novos bairros, como o Cardoso, o Diamante, o Flávio Marques Lisboa e o Urucuia.
Localização
O Barreiro de Baixo está localizado no setor noroeste do Barreiro há 15km da capital Belo Horizonte e também faz divisa com Contagem. É conhecido como Centro do Barreiro, pela quantidade de lojas comerciais e movimentação urbana.
Infraestrutura
Os moradores do Barreiro possuem toda comodidade e conforto, o bairro não deixa a desejar em sua infraestrutura, veja:
Assista ao vídeo do Barreiro e se inscreva no nosso canal do Youtube para acompanhar os próximos bairros da série.
Nos próximos posts iremos contar um pouco mais da infraestrutura, curiosidades, lazer e entretenimento. Fique ligado, o próximo bairro pode ser o seu!
Veja algumas ofertas de imóveis disponíveis no Barreiro.
1 comentário