Na procura por um imóvel para alugar é normal bater aquela ansiedade e vontade de encontrar logo o cantinho ideal. Afinal, isso significa conquistar de vez a independência! Mas apesar da emoção, a decisão de alugar um imóvel é séria e deve ser tomada de forma racional. Daremos aqui algumas dicas que te orientarão em todos os passos para alugar um imóvel. E lembre-se: sempre que precisar, conte com a gente!

  1. Perfil do imóvel

Primeiramente você deve pensar qual tipo de imóvel está procurando. Por exemplo: se você gosta da ideia de ter uma área externa, pode optar por uma casa ou cobertura. Já se prefere um imóvel que dê menos trabalho para limpar e até mesmo mobiliar, vai preferir um apartamento de tamanho menor.

Após definir o tipo de imóvel, é preciso pensar em quais características são fundamentais para você: é necessário vaga de garagem? Precisa ter suíte? Você pode colocar os armários ou é necessário que o imóvel tenha armários embutidos? Elencar o que é fundamental para você é importante para que o seu consultor encontre o imóvel ideal mais rapidamente.

Outro ponto fundamental na procura por um imóvel é a localização. Ainda mais no trânsito cada vez mais caótico de Belo Horizonte, se você puder morar próximo ao trabalho ou faculdade, esta com certeza é a melhor opção.

Talvez isso possa ser um problema, se o local que você estuda ou trabalha for muito valorizado. Em Belo Horizonte a região centro-sul é a que possui valores mais altos para aluguel de imóveis residenciais. A boa notícia é que o Barreiro tem uma localização estratégica e possui todas as facilidades que você encontra no centro-sul, com valores de alugueis bem mais baixos.

Se você preferir, pode fazer uma busca pela internet, entrar em contato por telefone ou fazer uma visita direto à imobiliária para ver as opções de imóveis que se encaixam no seu perfil.

  1. Visita ao imóvel

140703 Visita ao Imóvel

Após definir os imóveis que mais te interessam chegou a hora de visita-los. Entre em contato com a imobiliária para agendar um horário para pegar as chaves emprestadas. Desta forma você se previne de se deslocar até a imobiliária e elas já estarem emprestadas.

Tenha atenção também com o horário, é preciso devolver as chaves no mesmo dia do empréstimo, por isso não deixe para pegar no fim da tarde, pois você não terá tempo de visitar os imóveis que deseja com calma. Você terá o prazo de duas horas para visitar o imóvel, então se programe! Para segurança de todos os envolvidos, é necessário deixar um documento original com foto no ato do empréstimo de chaves.

Na hora da visita, procure levar alguém de sua confiança e que entenda as suas prioridades na busca pelo imóvel para te auxiliar na escolha do melhor imóvel. Ande pelo imóvel, confira os detalhes, piso e paredes.

Se possível, converse com os vizinhos para entender melhor a vizinhança. Ande pelo quarteirão, veja como é o movimento da rua e quais facilidades estarão próximas de você.

Procure imaginar seus móveis nos ambientes e tente visualizar como os espaços do imóvel se encaixariam na sua rotina e no que você precisa. Os quartos têm um bom tamanho? O imóvel é bem ventilado? O sol bate pela manhã ou pela tarde nos cômodos?

Enfim, o ideal é que nesta visita você consiga imaginar sua vida naquele imóvel. Afinal, você está à procura de um novo lar!

  1. Proposta para Locação

Pronto: encontrei o imóvel ideal! E agora? Agora é hora de fazer a proposta para locação.

Este documento oficializa o seu interesse em alugar aquele imóvel. Neste momento você firma um compromisso com o imóvel, é o início da sua conquista e a hora de finalmente tomar posse vai se aproximando…

  1. Garantia Locatícia

O próximo passo após a proposta é a Ficha Cadastral. Nesta etapa você precisará definir qual tipo de garantia locatícia é mais adequada para você, por isso é importante entender o que é, e quais as diferenças entre elas.

140703 Garantia Locaticia

Vamos começar com o que é: a garantia locatícia é uma forma de segurança jurídica prevista na Lei 8.245/9, ou Lei do Inquilinato, que fica vigente durante o período de locação do imóvel.

A Casa Grande Netimóveis é flexível em relação às modalidades de garantia locatícias, sendo aceitos o fiador, seguro fiança ou título de capitalização.

5.  Ficha Cadastral

140703 Ficha Cadastral

A Ficha Cadastral é um documento que antecede o Contrato de Locação. Esta ficha representa o seu cadastro na imobiliária. É através dela que a imobiliária consegue analisar se você tem as condições necessárias para alugar o imóvel e também identifica o tipo de garantia locatícia que estará vigente durante a locação. A Ficha Cadastral fica disponível na imobiliária ou através do nosso site http://imobiliarianobarreiro.com.br.

Uma vez entregue a Ficha Cadastral completamente preenchida e com todos os documentos necessários, basta aguardar que assim que aprovada a Casa Grande Netimóveis entrará em contato com você.

  1. Vistoria

Aprovada a Ficha Cadastral, a imobiliária agenda uma vistoria ao imóvel que será alugado. A vistoria é uma segurança tanto para o locatário quanto para o locador, pois ela mostra a situação exata que o imóvel estava na ocasião da locação, evitando futuros transtornos ou divergência de opiniões.

140703 Vistoria

Na Casa Grande Netimóveis, além de um laudo completo de vistoria, são feitas fotos de todos os detalhes do imóvel. As fotos são armazenadas em um CD e entregue para você na assinatura do contrato.

Se você não concordar com algum registro da vistoria ou não ficar satisfeito por algum motivo, você tem um prazo de 10 dias para contestar na Casa Grande.

  1. Contrato

Feita a vistoria do imóvel, chegou a hora de assinar o contrato! No contrato de locação, tanto quem aluga quanto quem está alugando tem suas obrigações. Leia com calma e caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos perguntar.

140703 Contrato

Assim que o contrato fica pronto, a imobiliária entra em contato com você para que busque as duas vias e providencie as assinaturas necessárias. É necessário também que você assine o Laudo e CD de Vistoria.

  1. Por fim a parte mais esperada: a entrega das chaves!

Ao entregar o contrato assinado à imobiliária, chegou a hora de receber as chaves do seu novo lar! Neste momento será necessário fazer o pagamento do seguro contra incêndio. Você vai assinar um recibo da entrega das chaves e controle remoto, caso haja. Você também vai receber todas as orientações para que tudo ocorra bem na posse do seu novo lar, como por exemplo a ligação de água e luz.

Ficou alguma dúvida? Não hesite em nos perguntar!

Nossos profissionais estão prontos para atender você.

Entre em contato por telefone (31) 3384-2121

ou pelo e-mail aluguel@admcasagrande.com.br.

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

2 comentários

    1. Bom dia Jarbas!

      Para ter uma cópia do modelo de contrato de aluguel, você deverá solicitar diretamente a imobiliária. Caso seu contrato seja administrado pela Casa Grande, você pode entrar em contato pelo telefone (31) 3384-2121.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: