Nos últimos meses é quase certo que você ouvir falar sobre a tecnologia blockchain e bitcoin. Ambas são consideradas a maior revolução digital depois do advento da internet. Essa tecnologia é a mais nova moeda digital, basicamente, em registro de transações distribuídos em uma rede aberta e de livre acesso.

Afinal, como essa nova tecnologia pode mudar o mercado imobiliário? Vamos explicar a seguir, como essa novidade está mudando o mundo financeiro.

O que é Bitcoin?

O bitcoin é uma moeda, assim como o real ou dólar. A principal diferença é que ela é totalmente virtual, não existe fisicamente. 

Outra peculiaridade dessa moeda é que sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas.

Para gerar um bitcoin, os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco de moeda.

As moedas virtuais são guardadas em uma espécie de carteira, criada quando o usuário se cadastra no software. Quando quiser realizar uma compra, ele utiliza o seu código “endereço”. Com os bitcoins é possível contratar serviços ou adquirir coisas no mundo todo.

O valor da bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação.

No Brasil e no mundo existem incontáveis estabelecimentos que aceitam as criptomoedas. Vale ressaltar que o bitcoin não é mantido em contas bancárias, mas em carteiras digitais armazenadas em seu computador ou smartphone. Estamos falando de uma realidade incontestável.

O que é Blockchain?

O blockchain é a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de uma transação. Cada transação é digitalmente assinada para garantir sua autenticidade e que ninguém a adultere, de forma que o próprio registro e as transações existentes dentro dele sejam considerados de alta integridade.

O mercado imobiliário e o Bitcoin

Ainda é muito cedo para fazer uma previsão assertiva de como os bitcoins podem influenciar o mercado imobiliário. Listamos alguns pontos que mostram como eles podem revolucionar o mundo dos imóveis.

Facilitar as transações imobiliárias

A burocratização diminuiria bastante, o blockchain pode possibilitar que todas as informações de uma propriedade possam ser digitalmente criptografadas, com informações habitacionais, financeiras, legais e estruturais, e atributos físicos que mantenham todos o histórico de transações e os transmitam perpetuamente.

Adicionalmente, os dados estarão instantaneamente disponíveis online e serão correlacionáveis por todas as propriedades.

Além disso, em vez de um título de papel que deve ser assinado para a transferência do imóvel, o bitcoin  pode criar um título digital, que consiste em um token seguramente criptografado que pode ser transferido de forma tão fácil, rápida e barata quanto um e-mail.

Evitar fraudes

Oferecendo uma ferramenta 100% inviolável, onde o remetente e o destinatário dos fundos estão logados e onde os “certificados digitais de propriedade” estão salvos, o Blockchain iria, efetivamente, fazer da falsificação de títulos de propriedade e da falsificação de anúncios uma coisa do passado. 

Você acha que o bitcoin vai mudar o mercado imobiliário? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Netimóveis e Exame.com

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: