Casa ou apartamento: descubra as vantagens e desvantagens de morar em cada um deles.

Casa ou apartamento? Uma escolha complicada na hora de comprar o seu imóvel. É preciso entender que ambos possuem as suas vantagens e desvantagens. Antes de fechar qualquer negócio, é importante levar em consideração a opção que mais se adapta com o seu estilo de vida e necessidades.

Para te ajudar a tomar essa decisão na hora de comprar o seu imóvel. Fizemos um levantamento dos pontos mais importantes que devem ser analisados para morar em uma casa ou apartamento. Confira!

Morando em apartamento

 

Segurança

Sem dúvidas esse é uma das principais vantagens de morar em um apartamento, de fato você tem mais segurança do que morando em uma casa. Em apartamento, você não se preocupa se as portas dos fundos está trancada ou se deixou o portão da garagem aberto.

Atualmente, grande parte dos prédios e condomínios contam com sistemas de segurança, com câmeras, alarmes, interfones e porteiros. Para quem mora sozinho ou quando decidi passar alguns dias fora, o apartamento pode ser a melhor solução. Principalmente, pode contar com os vizinhos para vigiar o imóvel e caso aconteça algo diferente, a probabilidade das pessoas perceberem em um prédio é muito maior.

A vizinhança

Morar em um apartamento tem a vantagem de que você poderá ficar muito mais próximo dos seus vizinhos, além de ter um melhor relacionamento com eles. Se por um lado morar em uma casa é ideal para quem deseja ter mais privacidade, o apartamento é a melhor opção para quem gosta de estar rodeado de pessoas e fazer novas amizades.

Estando mais próximo dos seus vizinhos, você também pode contar muito mais com eles. Seja quando precisar de alguém para colocar água nas suas plantas ou vigiar o seu apartamento enquanto estiver viajando.

Família com crianças

Por ser mais seguro e ter uma maior proximidade com os vizinhos, morar em apartamento é também uma opção para quem tem filhos pequenos. Os filhos podem brincar com segurança no condomínio.

Atualmente, grande parte dos prédios possui playgroud, brinquedoteca, dentre outros. Mas é muito importante que as crianças tenham um ambiente para se divertirem.

Área de lazer

Uma casa tem um espaço bem maior, mas dificilmente você vai poder contar com a infraestrutura que os condomínios oferecem. Para os apartamentos que possuem uma completa área de lazer para toda a família, com piscina, academia, salão de festas, quadras, dentre outros.

Conheça o La Ville com área de lazer completa!

Praticidade

Uma vantagem a ser considerada é que quem opta por morar em um apartamento é muito mais fácil de cuidar e limpar do que uma casa. Outro ponto importante, para os condomínios que possuem área de lazer completa, você nem precisa ir até a academia, por exemplo.

Morando em casa

 

Espaço

Um dos pontos principais de quem opta por morar em uma casa é o espaço, geralmente é muito maior de quem vive em apartamento. Morando em casa, você não tem mais espaço apenas nos cômodos, mas normalmente tem o quintal e garagem, onde você pode facilmente ter o seu próprio jardim. Além disso, para quem gosta de animais de estimação, tem um mais espaço e liberdade.

 Privacidade

A privacidade não se compara com que mora em apartamento. Em casa você não tem muito contato com os vizinhos e proximidade de paredes, o que permite uma privacidade maior dentro de casa.

Além disso, você pode fazer barulho com mais tranquilidade. Como ligar o som em um volume um pouco mais alto e reunir os amigos com mais liberdade, sem se preocupar com o horário e incomodar os vizinhos.

Sem taxas de condomínio

Quando você mora em casa não existe a preocupação de ter uma despesa a mais pagando a mensalidade do condomínio. E você tem mais controle sobre os gastos com água, por exemplo. Se precisar economizar, depende exclusivamente da sua mudança de hábito e não de um prédio inteiro.

Caso sua casa necessite de uma reforma, o gasto é exclusivamente seu e não será dividido para mais ninguém.

 Liberdade

Quando moramos em um apartamento, devemos seguir determinadas regras que são impostas para a convivência em condomínio. Regras de uso das áreas comuns do prédio, regras para quem tem animais de estimação, regras para vagas de garagem, regras para o horário de silêncio e tantas outras que devemos sempre estar atentos e cumprir quando moramos em apartamento. Porém se você quer ter mais liberdade e não gosta de conviver com as regras definidas pelo condomínio, morar em uma casa pode ser a melhor escolha para você.

Vagas de garagem

Para quem escolhe morar em um apartamento, é muito comum existir um limite para as vagas de garagem ou apenas uma vaga fixa para você estacionar o seu carro. No entanto, quando você mora em uma casa, normalmente você tem mais espaço para comportar mais de um carro.

Autonomia para reformas 

Você pode fazer qualquer melhoria ou reforma na sua casa, quando e como quiser. Ao contrário de apartamento, onde você precisa de permissão e muitas vezes não pode mexer na estrutura do prédio.

Tanto morar em casa quanto em apartamento tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é importante que você avalie com calma quais são suas necessidades e priorizá-las. Assim, você poderá realizar a compra do seu imóvel com tranquilidade.

Não importa qual seja a sua decisão, conte com a Casa Grande para encontrar o lar perfeito para você. Acesse nosso site e conheça as nossas ofertas de casas ou apartamentos que temos para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: