Eis que por algum motivo chega a hora de se despedir do seu imóvel alugado, que por tantos anos foi o seu lar. Confira aqui o passo a passo para a devolução do imóvel e encerramento do contrato.
- INFORME A DEVOLUÇÃO
O primeiro passo para devolver o seu imóvel é preencher o documento denominado Aviso Prévio com 30 dias de antecedência à devolução.
Desta forma, se você pretende devolver o imóvel em 15 de dezembro, precisa preencher o Aviso Prévio em 15 de novembro. Este procedimento está previsto no art.6º da lei 8.245/91.
Importante lembrar que o Aviso Prévio precisa ser preenchido pelo próprio inquilino, pois a assinatura é uma comprovação jurídica da solicitação de devolução.
- HORA DE COMEÇAR A REFORMA!
Você precisa deixar o imóvel nas mesmas condições em que o pegou, como registrado por laudo e fotos na Vistoria Inicial.
Por isso, é bom utilizar estes 30 dias do Aviso Prévio para fazer as manutenções, pintura e consertos necessários.
- SOLICITE A VISTORIA FINAL
Após deixar o imóvel em conformidade com a vistoria inicial, entre em contato com a imobiliária e solicite a vistoria final. Neste momento o imóvel deverá estar vazio!
A vistoria final é a comprovação de que você cumpriu com sua obrigação contratual de devolver o imóvel exatamente nas condições em que o encontrou e pode te livrar de muitos problemas no futuro.
Agora já estamos na reta final. Estando tudo em conformidade, a imobiliária vai entrar em contato com você para informar a aprovação da vistoria final.
- SOLICITE O DESLIGAMENTO DA ÁGUA E LUZ
Não dá para devolver o imóvel e deixar as contas da CEMIG e COPASA gerando débito em seu nome, certo?
Por isso, solicite o desligamento em ambas as companhias e guarde os registros de desligamento. Você precisará deles para encerrar o contrato.
- AGENDE O ATENDIMENTO PARA ENCERRAMENTO DO CONTRATO
Pronto! Basta ligar na imobiliária e agendar o dia e horário do atendimento para encerrar o contrato e devolver as chaves.
Por uma questão jurídica, o próprio locatário deve ir à imobiliária.
Você deve levar alguns documentos, todos eles são muito importantes, então se organize e certifique-se de que não vai deixar nenhum para trás!
Veja quais são estes documentos:
1. TODAS as guias de IPTU referentes ao período do seu contrato em vias originais e QUITADAS.
2. As 03 últimas contas da CEMIG pagas, acompanhadas da quitação de consumo final e desligamento já realizado.
3. Declaração do síndico de nada consta, se o imóvel estiver em um condomínio.
4. As 03 últimas vias ORIGINAIS da COPASA quitadas e desligamento já realizado.
E lembre-se!
Para encontrar o seu novo imóvel, seja alugado ou comprado, conte com a Casa Grande Netimóveis.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário!