Saiba o que fazer quando acontecem problemas estruturais no seu imóvel alugado. A primeira coisa é registrar a ocorrência na imobiliária, preenchendo e assinando pessoalmente o Registro de Ocorrência.

Mais conhecido como R.O., este formulário é disponibilizado pela imobiliária para você registrar problemas no seu imóvel alugado. Ele é uma comprovação de que você já informou à imobiliária sobre o problema, inclusive a data e hora do aviso.

Mas não é qualquer tipo de problema que deve ser registrado através deste formulário. O Registro de Ocorrência serve exclusivamente para registrar problemas de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Exemplo: você mora de aluguel e começou a ter infiltração em algum cômodo do imóvel. Você então deve ir até a imobiliária para formalizar este problema. Você vai preencher o R. O.

Caracteriza-se como responsabilidade do proprietário problema no imóvel relacionados a parte estrutural, como por exemplo:

• Infiltrações;

• Estufamento de piso;

• Rachaduras nas paredes;

• Problemas no telhado.

Já os problemas relacionados ao desgaste ocasionado por uso são de responsabilidade do inquilino, como por exemplo:

•Entupimento;

• Vazamento em torneira;

• Problemas de trincos e maçanetas.

Além dos problemas causados por uso. Se o seu problema é com os vizinhos ou do edifício ou condomínio, aí o Registro de Ocorrência também não irá te ajudar. Neste caso é melhor você procurar o síndico.

Como o nome diz, o R.O. é apenas para ocorrências, ou seja, eventualidades no imóvel, vale lembrar: que sejam de responsabilidade do proprietário. Para a imobiliária, este formulário ajuda no controle dos problemas e reclamações nos imóveis, agilizando o contato com o proprietário para solução o mais rápido possível.

Assim a imobiliária consegue tomar as providências para solucionar o quanto antes este problema para você. Vale lembrar que a imobiliária não é responsável pelos respectivos consertos, ela apenas aciona os responsáveis para que estes façam a manutenção no imóvel.

Quando você faz o Registro de Ocorrência a imobiliária agenda a Vistoria de Manutenção. Esta vistoria diagnostica problema e indica o responsável por ele, que pode ser o dono do imóvel ou o inquilino.

Agora você já sabe: se mora de aluguel e aconteceu alguma eventualidade no imóvel referente à estrutura, vá até a imobiliária o quanto antes, registre a ocorrência, agende a vistoria de manutenção e solucione o problema de acordo com as orientações.

DICA: se for algo simples, não tem porque seguir estes procedimentos. Você mesmo pode consertar e evitar o transtorno de se deslocar até a imobiliária e aguardar todos os procedimentos. Melhor resolver logo e se livrar do problema, certo?

Ficou alguma dúvida? Não hesite em nos perguntar! Nossos profissionais estão prontos para atender você.

Entre em contato por telefone (31) 3384-2121 ou pelo e-mail aluguel@admcasagrande.com.br.

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

2 comentários

  1. Aluguei um apartamento pela imobiliária esta com 10 meses desde que aluguei o apartamento está com problemas no telhado ja avisei a imobiliária e ela manda procurar o síndico e nada foi resolvido ate que um dia teve uma ventania com chuva muito forte e o forro do apartamento afundou entrando muita agua e todo tipo de sujeiras dentro de casa caiu agua do teto e estragou minha televisão que devo fazer? Desde ja agradeço

    Curtir

    1. Olá Luciene, tudo bem?

      Você pode solicitar a devolução do imóvel e pode entrar com uma ação na justiça pedindo indenização e devolução da multa rescisória.

      Espero ter ajudado a esclarecer sobre a sua dúvida.

      Abraços,

      Selma Barbosa.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: