Alugar um imóvel para as férias pode ser mais barato e prático do que se hospedar em hotel, principalmente, para quem viaja em família e grupos maiores.
O aluguel de temporada não é muito diferente do que alugar uma casa ou apartamento para a moradia. A procura cresce principalmente nas cidades litorâneas, afinal, praia é um dos destinos preferidos do brasileiro para descanso.
Mesmo que por pouco tempo, é importante firmar um contrato de compromisso do imóvel e inspecioná-lo na entrada e saída. Veja alguns cuidados necessários na hora de alugar um imóvel para temporada.
Cuidado na hora de pesquisar!
Com a internet ficou mais fácil encontrar muitas opções, mas nem todas elas podem ser seguras. Nunca esqueça de verificar a idoneidade do locador, busque referências próximas ou certifique nos comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local.
Cuidado com as fotos, nunca confie cegamente nelas, pois a realidade pode ser um pouco diferente do que apresentado. Outra opção segura é realizar a locação por meio de uma imobiliária de confiança, para que ela possa te ajudar em todas as etapas, desde a pesquisa até na entrega de chaves. Infelizmente, até o presente momento, a Casa Grande não trabalha com aluguel de temporada.
Contrato e pagamento do aluguel de temporada
Na modalidade de aluguel por temporada, o contrato não deve ultrapassar 90 dias e a forma de pagamento deverá ser combinada entre as partes. Caso a locação seja realizada diretamente com o proprietário, sem a intermediação de uma imobiliária, o importante é fazer um contrato detalhado com todas peculiaridades acordadas, por exemplo:
Datas de entrada e saída do imóvel, local e horário da retirada e entrega das chaves, preço e a forma de pagamento, documentos e endereço do proprietário, dentre outros.
Nesse tipo de locação é comum o imóvel estar todo mobiliado. Por isso, pode ser solicitado um cheque-caução para servir de garantia, caso algo seja danificado. Esse cheque deve ser devolvido ao locatário na saída, quando o proprietário verificar que o imóvel está em perfeitas condições.
Dica: Não esqueça de checar o imóvel assim que chegar, para identificar alguma irregularidade. Caso tenha, avise o proprietário imediatamente.
Normalmente, o pagamento é dividido em duas vezes, uma entrada de 50% do valor da locação e o restante na entrega das chaves.
Avalie as condições e localização do imóvel
Antes de fechar o contrato, solicite fotos recentes do local e também veja as recomendações de quem já hospedou no imóvel. Se for possível, visite-o antes da estadia.
Em relação a localização, você pode utilizar a internet a seu favor. Algumas ferramentas como o Google Maps e Google Street View podem te ajudar avaliar a distância do imóvel até as áreas que pretende a visitar, por exemplo. Além de verificar a distância do aeroporto, rodoviária e comércios na região.
Um bom planejamento evita desperdício de tempo e até economia para aproveitar melhor a viagem.
Respeite às regras de boa convivência
Já diz o ditado “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”, respeitar as regras de convivência estabelecida no contrato é muito importante. Por exemplo, se o imóvel fica localizado em um condomínio, fique atento como é o uso das áreas comuns.
Em alguns casos, o número de hospede é limitado, se for excedido poderá ser cobrada uma taxa adicional por pessoa, com valor a ser fixado no contrato.
Agora é hora fazer as malas e aproveitar as férias!