Morar de aluguel é uma boa opção para quem deseja conquistar a independência ou até mesmo começar uma vida a dois. Principalmente, para quem não quer investir em um imóvel próprio no momento ou ainda não tem condições.

Uma das vantagens de alugar um imóvel é a economia e maior flexibilidade quando precisar se mudar. Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados para arcar com as despesas, afinal, é um custo fixo há mais no orçamento.

A Casa Grande Netimóveis separou algumas dicas para te ajudar a não entrar no vermelho.

Fique de olho na sua renda

A dica de ouro é que o preço do aluguel nunca ultrapasse mais que 30% do seu rendimento mensal. Nunca esqueça que o preço do aluguel costuma a somar outras despesas, como o IPTU e o condomínio (apartamento) ao valor final da locação. Conte com isso, para que não fique sufocado.

Tudo pode influenciar no preço final

Um apartamento praticamente igual pode ter um preço em uma parte da cidade e um completamente diferente em outra. Isso porque existem muitos fatores que influenciam no valor final de um aluguel: o estado de conservação do lugar, a localização, a proximidade de meios de transporte público, as facilidades que o prédio oferece e, principalmente, o aquecimento do mercado imobiliário.

Lembre-se de colocar tudo isso no papel. Afinal, não adianta pagar mais barato no aluguel e gastar mais em transporte para o trabalho, não é mesmo?

Controle os seus gastos mensais

Fazer o controle das finanças pessoais é um passo muito importante para organizar sua vida. Ao tornar o controle financeiro parte da sua rotina você consegue saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, evitando entrar no vermelho.

Não se preocupe, hoje a tecnologia está ao nosso favor. Existem inúmeros aplicativos que te ajudam a planejar e controlar os seus gastos. Veja algumas opções de aplicativos financeiros.

Procure ajuda profissional

Na hora de alugar, lembre-se de procurar ajuda profissional. Alugar com uma imobiliária é mais seguro e garantido do que diretamente com o proprietário. Você não estará apenas se resguardando com um contrato, mas terá assessoria a todo o momento e quando precisar.

Além disso, você não precisa de um fiador para alugar. Nós contamos com outras opções de seguro locatício, como o seguro fiança e o título de capitalização.  

Ainda tem dúvidas de como alugar um imóvel? Baixe o nosso ebook “Como alugar um imóvel residencial”, nele fizemos um passo a passo com todas as etapas do processo de locação.

 

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: