O verão e as férias estão chegando, nesse momento aumenta a demanda de aluguel de temporada. A procura cresce principalmente nas cidades litorâneas, afinal, praia é um dos destinos preferidos do brasileiro para descanso.

Alugar um imóvel para as férias pode ser mais barato e prático do que se hospedar em hotel, principalmente, para quem viaja em família e grupos maiores. O aluguel de temporada não é muito diferente do que alugar uma casa ou apartamento para a moradia.

Mesmo que por pouco tempo, é importante firmar um contrato de compromisso do imóvel e inspecioná-lo na entrada e saída. Veja alguns cuidados necessários na hora de alugar um imóvel para temporada.

Cuidado na hora de pesquisar!

Com a internet ficou mais fácil encontrar muitas opções, mas nem todas elas podem ser seguras. Nunca esqueça de verificar a idoneidade do locador, busque referências próximas ou certifique nos comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local.

Cuidado com as fotos, nunca confie cegamente nelas, pois a realidade pode ser um pouco diferente do que apresentado. Outra opção segura é realizar a locação por meio de uma imobiliária de confiança, para que ela possa te ajudar em todas as etapas, desde a pesquisa até na entrega de chaves.

Contrato e pagamento do aluguel de temporada

Na modalidade de aluguel por temporada, o contrato não deve ultrapassar 90 dias e a forma de pagamento deverá ser combinada entre as partes. Caso a locação seja realizada diretamente com o proprietário, sem a intermediação de uma imobiliária, o importante é fazer um contrato detalhado com todas peculiaridades acordadas, por exemplo:

Datas de entrada e saída do imóvel, local e horário da retirada e entrega das chaves, preço e a forma de pagamento, documentos e endereço do proprietário, dentre outros.

Nesse tipo de locação é comum o imóvel estar todo mobiliado. Por isso, pode ser solicitado um cheque-caução para servir de garantia, caso algo seja danificado. Esse cheque deve ser devolvido ao locatário na saída, quando o proprietário verificar que o imóvel está em perfeitas condições.

Dica: Não esqueça de checar o imóvel assim que chegar, para identificar alguma irregularidade. Caso tenha, avise o proprietário imediatamente.

Normalmente, o pagamento é dividido em duas vezes, uma entrada de 50% do valor da locação e o restante na entrega das chaves.

Avalie as condições e localização do imóvel

Antes de fechar o contrato, solicite fotos recentes do local e também veja as recomendações de quem já hospedou no imóvel. Se for possível, visite-o antes da estadia.

Em relação a localização, você pode utilizar a internet a seu favor. Algumas ferramentas como o Google Maps e Google Street View podem te ajudar avaliar a distância do imóvel até as áreas que pretende a visitar, por exemplo. Além de verificar a distância do aeroporto, rodoviária e comércios na região.

Um bom planejamento evita desperdício de tempo e até economia para aproveitar melhor a viagem.

Respeite às regras de boa convivência

Já diz o ditado “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”, respeitar as regras de convivência estabelecida no contrato é muito importante. Por exemplo, se o imóvel fica localizado em um condomínio, fique atento como é o uso das áreas comuns.

Em alguns casos, o número de hospede é limitado, se for excedido poderá ser cobrada uma taxa adicional por pessoa, com valor a ser fixado no contrato.

Agora é hora fazer as malas e aproveitar as férias!

Se tiver alguma dúvida sobre aluguel de temporada, deixe sua pergunta nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: