Administrar e manter um condomínio organizado não é tarefa fácil. Afinal, são tantos ambientes, como hall, elevador, garagem, piscina, salão de festas e academia, que se não houver um planejamento a seguir, o síndico pode acabar em maus lençóis.

Para criar um planejamento eficiente, que envolva todas as áreas necessárias para manter o condomínio organizado, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Confira!

1 – Desenvolva um cronograma de limpeza

Liste todas as áreas do condomínio que precisam ser limpas e analise com que frequência a faxina tem que ser feita. Locais que possuem maior circulação de pessoas, como hall e escadas, por exemplo, precisam de limpeza e manutenções constantes diariamente.

Ao definir os horários da limpeza, prefira períodos com pouca movimentação no condomínio. Assim você evita que a equipe de limpeza tenha que parar a todo instante e também previne possíveis acidentes com equipamentos.

2 – Crie uma lista de tarefas

Para não esquecer nada e garantir que todas as tarefas sejam executadas, crie uma lista complementar. Após cada item ser concluído, marque um visto. Assim, você consegue acompanhar todo o processo e garante um melhor controle do cronograma.

3 – Faça um levantamento técnico

Para evitar desperdícios e gastos desnecessários, é fundamental saber a quantidade de colaboradores e o quanto de material é preciso para realizar a limpeza. Isso pode ser indicado através de um levantamento técnico que analisa fatores como: tamanho da área a ser limpa, tipos de pisos e superfícies, grau de tráfico e sujeira do local. Além disso, produtos adequados e equipamentos de segurança, como luvas e placas de aviso, garantem a preservação dos ambientes do prédio e a segurança dos profissionais da limpeza.

4 – Assembleias

Assembleias servem para tomar decisões importantes, aprovar contas e apresentar a previsão orçamentária. Recomendamos que o convite seja feito, no mínimo, com 10 dias de antecedência a todos os condôminos. Para garantir que todos sejam informados, pregue avisos em locais estratégicos. Esse locais podem ser elevadores ou quadro de avisos. Também vale mandar um e-mail ou mensagem no grupo do aplicativo de mensagens.

Se for sua primeira vez como síndico, confira algumas dicas nesse post especial. Nele explicamos algumas coisas que você deve fazer após assumir a liderança do condomínio.

5 – Previsão orçamentária

A previsão orçamentária é importante para manter o ’bolso’ do condomínio organizado. Ela deverá ser realizada pelo síndico e aprovada por todos os moradores em assembleia. É de fundamental importância que ao ser realizada, taxas que aumentam anualmente não sejam esquecidas. Essas taxas podem ser aumento de salário e custos com manutenção, por exemplo.

6 – Faça um fundo de reserva

A porcentagem para o fundo de reserva deve ser estipulada pela convenção. Esse dinheiro ficará guardado e deverá ser usado em algum imprevisto, como obras emergenciais em decorrência da chuva, por exemplo, ou quando ocorrer danos a algo de uso comum do condomínio.

7 – Espaço para crianças

Todo condomínio tem crianças, que ao entrarem de férias, passam mais tempo nas áreas comuns. Por isso, para manter o condomínio organizado, é importante investir em espaços adequados nos quais elas possam se reunir. Se o condomínio não tiver quadras ou área de lazer, transforme uma sala de uso comum ou parte dela em brinquedoteca. Você pode também colocar brinquedos no jardim e fazer um parquinho para os pequenos. Converse com os moradores e mostra a eles a vantagem disso. O gasto é relativamente pequeno e os benefícios são grandes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: