Confira dicas para você aproveitar a piscina sem preocupações

Dicas para curtir a piscina com segurançaNessa época de altas temperaturas, a piscina se torna o lugar preferido da casa ou condomínio para se refrescar e divertir. Para aproveitar esses momentos de lazer com toda segurança possível, nós selecionamos algumas dicas de cuidados para evitar acidentes e auxiliar no processo de tratamento e manutenção das piscinas. Afinal, curtir o verão é bom, mas estar seguro e protegido é melhor ainda!

Vamos as dicas:

– Certifique-se que o filtro e a bomba estejam com a revisão em dia, eles são mecanismos fundamentais para o funcionamento da piscina e devem ser revisados uma vez ao ano por empresas capacitadas. Cabe ao síndico marcar a visita de manutenção e aos condôminos ficarem atentos ao funcionamento correto desses mecanismos e acionar o síndico no caso de algum problema.

– O cuidado com a água também é indispensável. A análise do nível do percentual Hidrogeniônico (pH) deve ser feita diariamente junto com a diluição dos produtos necessários para a limpeza, como o cloro, por exemplo, e deve ser colocado de dois em dois dias nessa estação do ano. O produto é responsável pela qualidade da água e elimina bactérias e microrganismos causadores de doenças.

– Não deixe de tomar uma ducha antes de entrar na água, isso evita que a piscina se encha de sujeiras, como resíduos de protetor solar por exemplo. Além disso, também é recomendável diariamente a aspiração do fundo da piscina e a utilização da peneira para retirar folhas e demais resíduos da água. Outra dica também é cobrir a piscina com uma capa protetora após a sua utilização.

– Cerque a área da piscina com grades de proteção de no mínimo 1,20m de altura para que as crianças não tenham acesso. As capas de proteção mais resistentes também são ótimas para proteger e evitar que as crianças caiam na água.

– Não corra próximo às beiradas da piscina! O piso geralmente é escorregadio e pode causar quedas fatais. Além disso, utilize as escadas para entrar e sair da água, se for pular, tome cuidado com as pessoas que estão na piscina e esteja certo que ela possui profundidade suficiente.

– Mostre para as crianças que ao nadarem sozinhas elas estão correndo perigo e que não devem entrar na água sem a presença de uma pessoa responsável. Ensine também que brincadeiras como “empurrar e fingir afogamento” não são corretas. Oriente também para que elas sempre peçam quando quiserem entrar na água e diga que elas nunca devem ir sozinhas até a piscina.

– Se beber, não nade! A presença de álcool no sangue reduz os reflexos, ameaçando a segurança de quem bebe e de quem está junto na piscina. Uma pesquisa recente aponta que a grande parte dos afogamentos envolvendo adultos estão ligados ao uso do álcool.

– Cuidado com os ralos! Um grande problema que causa mortes por afogamento, principalmente em piscinas antigas, é a sucção dos ralos. Nossa dica mais importante para este caso é o uso de tocas, principalmente para quem tem cabelo comprido, para evitar que seja sugado ou que fique preso no fundo da piscina. Vale também instalar protetores nos ralos para evitar que os cabelos sejam sugados.

– Atenção para utensílios quebrados. Objetos quebrados dentro da piscina podem causar cortes e machucados. Conserte imediatamente qualquer problema que possa oferecer risco aos banhistas.

Essas foram nossas dicas para você curtir a piscina ao máximo com toda segurança e cuidado. Bom Mergulho!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: