Encanamento furado desperdiça muito mais água do que você imagina.

 

Você sabia?

Um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia. Há casos que são quase imperceptíveis, por isso é preciso estar atento se há vazamento de água na casa.

Além do desperdiço da água, o preço da sua conta pode ir lá nas alturas. Alguns cuidados simples podem evitar os casos de vazamento, como:

Quando for viajar, desligue o registro de entrada de água, evitando desperdícios durante sua ausência.

Não passe canalizações próximas a buracos ou instalações de esgotos, porque se ocorrer vazamentos, você poderá não perceber. Além disso, a água pode ser contaminada.

Faça vistoria periódica para verificar se existe alguma anormalidade nas proximidades dos canos, como paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo, ruído provocado pelo escapamento de água.

Como descobrir o vazamento?

imagem-para-post-em-blog

Aprenda agora como detectar vazamentos no seu imóvel.

Relógio de Água

Para fazer o teste, deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Canos alimentados diretamente pela rede

Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Vazamento na caixa d´água

Primeiro feche todas as torneiras da caixa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os vasos sanitários. Depois vede bem a torneira da boia da caixa e marque o nível da água na caixa. Depois de uma hora, confira nível de água. Se ele abaixar, existe vazamento na tubulação, nos sanitários ou na própria caixa.

Torneiras

Se a torneira estiver pingando, com certeza existe um vazamento. Quando acontecer, troque o vedante. Um torneira gotejando chega a um desperdício de 46 litros por dia.

Vaso sanitário

Jogue cinza ou borra de café no vaso sanitário. Se a borra ficar depositada no fundo do vaso, não há vazamentos. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: