As impressoras 3D estão causando uma revolução no mundo. Hoje muitos objetos já podem ser fabricados por elas. De chaves a sapatos, comidas a móveis, as possibilidades são infinitas para este novo aparelho. A construção civil não ficou de fora deste circuito.

 

A tecnologia foi testada primeiro na China, que conseguiu construir uma casa em apenas um dia. E você moraria em uma casa impressa?

Em tempo hábil de construção, as vantagens da casa impressa não param por aqui. Outro ponto importante é a que as casas são sustentáveis e possuem um baixo custo, chegando a ser metade do valor de uma casa com uma construção convencional.

Usando uma combinação de cimento e fibra de vidro como material, podendo ser reciclado de construção anteriores. A empresa chinesa Winsun, mostrou como a impressora de 6.7 metros de altura – que custa 5 mil dólares – pode produzir paredes inteiras em poucos minutos.

Também está em teste uma versão no EUA, pela Universidade do Sul da Califórnia. Projetada pelo professor Behrokh Khoshnevis e irá substituir operários e guindastes da construção civil. Mas os trabalhadores não são totalmente dispensáveis. O sistema ergue as paredes de concreto, enquanto os operários ficam responsáveis pelo acabamento, o que torna o processo mais rápido.

Os objetivos de fazer essas casas com impressoras 3D vão além da otimização do tempo. Elas também poderiam ser usadas para reconstruir áreas devastadas por desastres naturais, como foi o caso do terremoto na Itália ou nas cidades brasileiras que sofrem com deslizamentos na época de chuvas.

O resultado da impressão não vai ganhar nenhum prêmio de arquitetura e também não é tão elegante quando os projetos de designers que criam conceitos diferentes de casas. Mas eles colocam um teto sobre a cabeça das pessoas e é isso que importa primeiro.

Veja como é feita a casa:

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: