Foi divulgado no mês de junho um relatório pelo índice FipeZap, sobre o preço médio do aluguel em 11 cidades brasileiras. Em todas elas, o valor da locação registrou queda de 0,52% do mês de maio para abril. Com esses resultados, o FipeZap acumulou uma variação de – 5,12% nos últimos 12 meses. Esse foi um recorde negativo para a série histórica, que começou em 2009.

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses atingiu 3,32%. Sendo assim, entre maio de 2015 a maio de 2016 o índice de locação mostrou uma queda real de 13,21%.

De todas as cidades monitoradas pelo índice apresentaram resultados inferiores à inflação neste período, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Distrito Federal e Porto Alegre exibiram queda nominal de preços.

 O preço médio anunciado para locação por m² nas 11 cidades pesquisadas foi de R$ 30,69 por mês. Belo Horizonte apresenta o valor médio de R$19,99, o mais barato de todas as cidades. Confira o preço em outras cidades brasileiras:

Estes preços anunciados para locação foi considerado para o cálculo os contratos fechados em maio de 2016. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: