Em tempos de escassez de água a palavra chave é economizar, para quem mora em prédio não falta tecnologia e outros aparatos para reduzir o consumo de água no condomínio. Neste processo, os síndicos têm papel fundamental na administração e contenção dos gastos excessivos de água.

Até que ponto o síndico pode agir para economizar água nos condomínios?

Como ele é eleito pelos condôminos para seguir a vontade coletiva, qualquer medida mais drástica, como a restrição de uso da churrasqueira e piscina, corte de água em áreas privativas, deve ser decidida em assembleia.  Em situações corriqueiras inerentes a sua função, podem ser tomadas de forma imediata sem o aval de uma assembleia, como a redução de consumo em jardins.

Se o seu condomínio ainda não adotou muitas medidas, algumas sugestões que podem ajudar:

1) Inspeções de rotina contra vazamentos.

A melhor medida profilática para a economia de água é a vistoria periódica de todas as válvulas e torneiras do edifício.

2) Realizar a manutenção periódica dos vasos sanitários e pias em todas unidades – resolve o problema de vazamentos ocultos.

3) Medição individualizada de água por meio de hidrômetros – ação que gera mais responsabilidade do condômino, uma vez que cada um pagará somente o que consumiu.

4) Diminuir a vazão da tubulação nas unidades – reduz o consumo em até 20%.

5) Reaproveitamento da água da chuva

  • Alguns condomínios optam por construir reservatórios para armazenar a água das chuvas ou reaproveitar. Essa água seria usada para a limpeza de áreas comuns e também para regar os jardins.
  • Outros condomínios se utilizam do reservatório para escoar a água da chuva já existente, para bombear a água acumulada para fora do subsolo, e assim reaproveitá-la para limpeza de áreas comuns.
  • O síndico deve avaliar se o investimento, relativamente alto, vale a pena diante do volume de água que é tradicionalmente utilizado para esses fins.

6) Conscientização através de campanhas e comunicados permanentes.

Lembrando que também é importante a economia dentro de casa e no dia a dia, qualquer ação é bem vinda em tempos de seca.

Ajude o seu síndico a economizar água!

Fonte: Portal VGV

Escrito por Casa Grande

Da equipe de conteúdo da Casa Grande.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: